Relato de aprendizados no CAPS Rostan Silvestre

7 votos

Trata-se de um relato dos aprendizados obtidos durante o estágio no CAPS Rostan Silvestre (Jatiúca) por Karen Cristine Silva de Jesus Torres, discente do Internato em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

Durante o período do estágio tive a oportunidade de participar de diversas atividades no CAPS e entrar em contato com vários perfis de pacientes. Alguns dos que mais me marcaram foi a participação do grupo de autocuidado, onde pude perceber o quanto é importante o autoconhecimento no processo de cura, aprendendo técnicas que são aplicáveis a qualquer pessoa, independente do seu estado de saúde mental. Outro momento muito interessante foi a oportunidade de acompanhar a visita domiciliar em uma residência terapêutica, instituição que até então eu não sabia da existência e me surpreendi em como é uma ferramenta incrível e forte na luta antimanicomial. Além disso também participei do grupo de confecção de artesanato com casca de coco, onde escutei as histórias dos pacientes, do grupo de alongamento, onde aprendemos a valorizar a movimentação do corpo, do grupo de meditação, uma técnica poderosa para alinhar os pensamentos, da caminhada, onde poder proporcionar uma volta ao ar livre para os pacientes foi gratificante e da festa junina, onde ver a alegria no rosto de pessoas que vivem tristes realidades em suas residências foi emocionante.

Durante esse estágio pude presenciar muitas risadas, choros, queixas, e crises. Tudo isso me fez perceber o quanto pessoas com o mesmo diagnóstico podem ser completamente diferentes, únicas em seus sintomas e em seu modo de lidar com a vida.