EMPREENDEDORISMO Hospital Abelardo Santos incentiva economia solidária com Feira do Artesanato
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, realiza até a próxima sexta-feira (15) a tradicional Feira de Artesanato no calçadão da unidade. A programação estimula o empreendedorismo local ao reunir artesãs da região para expor peças manuais, como artigos de decoração, bordados, crochês, pulseiras e outros objetos, além de oferecer oficinas para mães de crianças em tratamento no local.
A artesã Darlene Campos, 48 anos, destacou a relevância da feira para ampliar a visibilidade do trabalho. “Vendo bonecas de pano. Muitas vezes, nós ficamos restritos aos nossos grupos de amigos ou familiares. Mas aqui no ‘Abelardo Santos’ é diferente… diariamente passam centenas de pessoas que podem conhecer nossas criações, adquirir a preços interessantes e nos apoiar”, enfatizou.
Canto Criativo – A declaração da artesã Vânia lembra que, dentro da programação, também ocorre o projeto Canto Criativo, que promove oficinas para mães que acompanham seus filhos em tratamento na instituição. A proposta é justamente envolver as artesãs para que elas ministrem uma espécie de capacitação, ensinando novas habilidades, desde a confecção de produtos artesanais até cuidados estéticos.
Nesta semana, o foco foi na estética e na beleza. A autônoma Ester Brito Cavalcante, 19 anos, mãe da recém-nascida Ester Brito Cavalcante, internada no hospital, participou da atividade. “Aprendi a fazer uma limpeza de pele e a identificar qual produto é mais seguro para cada tipo de pele. Gostei bastante e, além de aplicar a técnica em mim mesma, penso em aprender mais sobre as técnicas e aplicar”.
Humanização – Segundo o auxiliar administrativo Leonardo Silva, membro do Comitê de Humanização (CH) do HRAS, esse momento, além de fomentar o empreendedorismo, é uma oportunidade de troca de saberes. “As artesãs ganham o espaço e nossas pacientes recebem conhecimento. É uma maneira de valorizar os produtos delas, mas também de proporcionar momentos de descontração para nossas usuárias”, destacou.
Este é apenas um dos exemplos da atuação humanizada na maior unidade pública do Governo do Pará. O Hospital Regional Abelardo Santos, pela primeira vez, em 2024, ultrapassou 1 milhão de atendimentos. Diante desse volume, a instituição promoveu mais de 120 iniciativas de humanização, beneficiando milhares de pacientes e seus familiares, além de colaboradores e comunidades próximas.
