Livro que propõe olhar humanista sobre o SUS será lançado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Caros Comp@s da Rede HumanizaSUS, compartilho com vocês por aqui uma matéria de um projeto que se tornou livro onde pude contribuir juntamente com os queridos Ricardo Teixeira e Elias José também participantes deste coletivo.

Publicado: 09/09/2025 | 11h19
Última modificação: 09/09/2025 | 13h41
Texto: Centro Cultural do Ministério da Saúde
O Sistema Único de Saúde (SUS) é mais do que uma política pública: é uma rede viva de profissionais, pesquisadores, pacientes, gestores e cidadãos que, ao longo da história, vêm construindo e defendendo o direito universal à saúde. Essa trajetória, feita de conquistas e desafios, ganha novas camadas de reflexão no livro SUS: Humanidades na procura por caminhos possíveis, que será lançado em um evento gratuito e aberto ao público no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).
Publicada pela Editora do Ministério da Saúde e disponibilizada pela Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS), a publicação reúne textos de profissionais, acadêmicos e artistas, buscando uma reflexão que vai além das políticas públicas. O lançamento acontece no dia 18 de setembro, das 9h às 13h, na Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico. O livro já está disponível para download aqui.
A publicação nasceu da iniciativa do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/CGDI/SAA/SE) e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Saúde, do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Liepas/Unirio) e conta com a parceria da Rede Conexão Inovação Pública – RJ.
A programação começa às 9h, com música e poesia. Às 9h30, Yara Britto, professora e mestre em Gestão Ambiental, e Viviane Kruel, pesquisadora do JBRJ, irão conduzir uma visita guiada à coleção de plantas medicinais. Das 11h às 12h30, o público é convidado a participar de uma roda de conversa para compartilhar ideias e saberes. O encerramento será com uma roda de ciranda animada pelos artistas populares Elias José e Giordano Bruno, que representam a cultura e os saberes tradicionais brasileiros.
Reflexões sobre saúde, arte, cultura e humanidades
O projeto, com curadoria de Ildenê Loula e Rosamélia Cunha, aposta em uma perspectiva humanista e cultural para pensar o SUS. Entre os temas abordados estão as narrativas de pacientes como ferramenta de cuidado, experiências que aproximam arte e clínica, reflexões sobre desinformação em saúde, além da valorização dos saberes tradicionais no diálogo com o conhecimento científico. A coletânea também apresenta iniciativas como o projeto expográfico da Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico, destacando a integração entre saúde, cultura e biodiversidade.
O livro ainda traz contribuições internacionais, como a experiência da Universidade Nacional de Tucumán, na Argentina, sobre a incorporação das Humanidades Médicas na formação de graduandos, e reflexões sobre os desafios da saúde global.
Segundo as médicas Ildenê Loula e Rosamélia Cunha, a publicação trata de temas distintos, mas que se aproximam como parte desta visão ampliada de saúde, arte, cultura e humanidades, em uma rede viva. “Para esta obra, a aproximação de cada texto se dá de forma poética, com quem tem habilidade de fazer sorrir, alegrar, encantar e emocionar, ao mesmo tempo que promove a informação em saúde e a humanização”, destacam.
Confira também o livro Como a Antropologia pode ajudar a pensar o SUS hoje, lançado em 2024.
Lançamento do livro SUS: Humanidades na procura por caminhos possíveis
Local: Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – acesso pela Rua Pacheco Leão, 915.
Data: 18 de setembro (quinta-feira)
Horário: 9 às 13h
Vagas: 30 – entrada gratuita
Programação:
9h – Abertura – acolhimento com música e poesia
9h30 às 11h – Visita guiada à coleção temática das Plantas Medicinais
11h às 12h30 – Roda de conversa
13h – Encerramento com roda de ciranda animada pelos artistas populares Elias José e Giordano Bruno
Encontros de Cultura, Saúde e Humanidades
O projeto Encontros de Cultura e Saúde, que posteriormente passou a se chamar Encontros de Cultura, Saúde e Humanidades, foi realizado por um coletivo de trabalhadores e trabalhadoras das áreas de saúde, comunicação, educação e por pessoas com interesse pelo assunto que nele se engajaram. Seus principais objetivos são: fortalecer e defender o SUS por meio da produção de informações relevantes, viabilizando sua difusão e produzir, coletivamente, conteúdos em saúde, cultura e arte, disponibilizando-os como apoio ao fortalecimento do ensino em saúde. As lives seguem disponíveis no canal do YouTube. Confira tudo em: youtube.com/EncontrosCulturaeSaude.
Por Emilia Alves de Sousa
Que notícia maravilhosa querida Pat! Essa publicação certamente ampliará nosso olhar sobre o SUS, trazendo reflexões valiosas sobre sua trajetória, seus desafios e as possibilidades que as humanidades oferecem para fortalecer a saúde pública no Brasil.
AbraSUS!