Dia Mundial do Idoso – Envelhecimento Saudável

O envelhecimento populacional cresce em ritmo acelerado, trazendo desafios, mas também grandes oportunidades para as famílias e comunidades. Pessoas idosas saudáveis e independentes não devem ser vistas como receptoras passivas de cuidados, mas como protagonistas que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e econômico.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização das habilidades funcionais e de promoção de oportunidades para manter e melhorar a saúde física, mental e social, garantindo autonomia, independência e qualidade de vida ao longo da vida.

Em sintonia com essa visão, o estudo de van Leeuwen et al. (2019) mostra que, para os idosos, qualidade de vida significa muito mais do que ausência de doenças: envolve autonomia, relações significativas, propósito e bem-estar emocional.

A Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, liderada pela ONU e OPAS, reforça esse compromisso por meio de quatro grandes áreas de ação:
✔️ Mudar a forma como o envelhecimento é percebido;
✔️ Criar comunidades que apoiem as capacidades dos idosos;
✔️ Garantir atenção integrada e centrada na pessoa;
✔️ Ampliar o acesso a cuidados de longo prazo quando necessários.

Neste Dia Mundial do Idoso, o convite é refletir: promover o envelhecimento saudável é investir em dignidade, participação ativa e justiça social para todas as gerações.

📖 Referências:

van Leeuwen KM et al. What does quality of life mean to older adults? PLoS One. 2019. doi:10.1371/journal.pone.0213263

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030.

  • Foto: arsenal pessoal. A minha Rainha. Mãe. Eva 💖k