Da internet que nos prometeram à distopia em que vivemos – Por Tim Berners-Lee, no The Guardian

8 votos

Tradução: Glauco Faria – Outras Mídias

Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, aponta para o sequestro de sua invenção por uma gigantesca máquina de extração de dados. Resumo: já não somos clientes, mas o produto. Como recuperar o controle e também resgatar a IA das mãos das big techs?

Créditos: Carolin Thiergart/ Unsplash/ Freepik

“Eu tinha 34 anos quando tive a ideia da World Wide Web pela primeira vez. Aproveitei todas as oportunidades para falar sobre ela: apresentando-a em reuniões, esboçando-a em um quadro branco para qualquer pessoa interessada, até mesmo desenhando a web na neve com um bastão de esqui para um amigo meu, no que deveria ser um dia tranquilo ao ar livre.

Insisti incansavelmente com os chefes da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, acrônimo para Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire), onde trabalhava na época, que inicialmente acharam a ideia “um pouco excêntrica”, mas acabaram cedendo e me deixaram trabalhar nela. Fiquei fascinado pela ideia de combinar duas tecnologias de computador já existentes: a internet e o hipertexto, que pega um documento comum e o torna vivo ao adicionar “links”.

Acreditava que dar aos usuários uma maneira tão simples de navegar na internet iria desbloquear a criatividade e a colaboração em escala global. Se fosse possível colocar qualquer coisa nela, depois de um tempo, ela teria tudo.

Mas para que a web tivesse tudo, todos precisavam ser capazes de usá-la e deveriam querer fazê-lo. Isso já era pedir muito. Eu não poderia pedir também que pagassem por cada pesquisa ou upload que fizessem. Para ter sucesso, portanto, ela teria que ser gratuita. É por isso que, em 1993, convenci meus gerentes do Cern a doar a propriedade intelectual da world wide web, colocando-a em domínio público. Nós demos a web para todos.” Tim Bernes-Lee

LINK: OUTRAS PALAVRAS: Da internet que nos prometeram à distopia em que vivemos

O SUS completou 35 anos. Uma ideia coletiva sendo apropriada pela terceirização do Gerencialismo Neoliberal. Da mesma forma, a Internet de domínio público, pensada por Tim Berners-Lee foi apropriada pelas Big techs.

Com o advento da IA o desafio será não permitir o avanço Neoliberal neste instrumento, que pode ajudar a recuperarmos o princípio da INTEGRALIDADE do SUS numa plataforma digital cooperativa