ESTRATÉGIAS DE HUMANIZAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA SAÚDE DO TRABALHADOR
Renata Rosa Veloso Cataldo, re************@in**.br
Flávia Sant’Anna de Sá Carvalho Bolivar, fl************@in**.br.
Bianca Cristina Antunes Alves Marques, bm******@in**.br
Elaine Menezes da Silva, el************@in**.br
Raquelaine Aparecida Padilha,ra****************@in**.br
Alessandra Grasso Giglio, ag*****@in**.br
Unidade: Instituto Nacional do Câncer/Unidade II
INTRODUÇÃO: A reflexão humanística na saúde deve ir além das necessidades biológicas, abrangendo aspectos sociais, éticos e emocionais dos relacionamentos humanos (1). A Política Nacional de Humanização (PNH) promove comunicação e escuta ativa entre gestores, profissionais e usuários, valorizando o trabalhador e incentivando a cogestão e o trabalho multiprofissional, o que resulta em um cuidado mais integral e de qualidade. Um dos pilares da PNH é o estímulo a ambientes de trabalho saudáveis, que contribuam para o bem-estar físico e mental dos profissionais (2). Estratégias como apoio psicológico, prevenção do burnout e fortalecimento de espaços colaborativos são fundamentais (3), especialmente em contextos de alta carga emocional, como a oncologia.
OBJETIVO: Descrever os projetos elaborados pela Comissão de Humanização voltados para os profissionais de saúde do Instituto Nacional do Câncer/Hospital de Câncer II (INCA/HCII).
DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS: Este trabalho aborda quatro projetos voltados à valorização e integração dos profissionais de saúde do HCII. O primeiro projeto, o “Clube do Livro”, promove encontros trimestrais para leitura e discussão de obras relacionadas à saúde, abordando temas como morte, cuidados paliativos, racismo e sexualidade feminina. As trocas geradas originaram duas palestras específicas: “Comunicação de Más Notícias” e “Cuidados Paliativos Exclusivos: quando indicar?”.O segundo projeto, “Movimenta HCII”, visa o bem-estar físico e emocional dos profissionais, com atividades externas trimestrais realizadas em parceria com o grupo Zen Câncer e o INCAvoluntário. Entre 2024 e 2025 ocorreram caminhadas em trilhas, piqueniques e visitas culturais, promovendo integração, relaxamento e incentivo à atividade física. O terceiro projeto, “Ações in loco”, busca a aproximação da Comissão com as equipes de trabalho, promovendo escuta ativa e valorização profissional. Em 2024, as ações abordaram temas como “Comunicação de Más Notícias” e “Dor Total”. Em 2025, surgiram ações lúdicas como o “Bloco Humaniza HCII”, que leva música, poesia e acolhimento aos setores hospitalares. Por fim, foi criado um mural interativo com urna de recados, fortalecendo a comunicação entre trabalhadores e a Comissão.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: As iniciativas contribuíram para fortalecer vínculos, reduzir o estresse e humanizar as relações de trabalho, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor, colaborativo e sensível às necessidades dos profissionais.
Palavras-chave: Saúde do trabalhador; Política Nacional de Humanização; Humanização; Oncologia, Mostra HumanizaRIO.
Referências Bibliográficas
1) GOMES, Karina de Morais. HumanizaSUS e a garantia do princípio da integralidade. Cadernos Ibero‑Americanos de Direito Sanitário, Brasília, v. 6, n. 2, p. 58‑77, abr./jun. 2017. DOI:10.17566/ciads.v6i2.375. Acesso em: 01 out. 2025.
2) BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização: folheto explicativo. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf. Acesso em: 24 set. 2025.
3) SANTOS FILHO, S. B.; BARROS, M. E. B.; GOMES, R. S. A Política Nacional de Humanização como política que se faz no processo de trabalho em saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 13, supl. 1, p. 603-613, 2009. DOI:10.1590/S1414-32832009000500012. Acesso em: 01 out. 2025.