Nos dias 11 e 12 de novembro, o Colegiado Gestor do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou a VIII Semana de Humanização do Hospital, reunindo cerca de 160 participantes, entre funcionários e colaboradores.
Com o tema “Humanizar é Preciso: Empatia, Acolhimento e Cuidado”, a Semana promoveu palestras, rodas de conversa e momentos de celebração pelos 13 anos do Colegiado Gestor do HGV.
O Colegiado Gestor permanece ativo desde 2012, quando foi implantado. “Surgia no HGV um novo modo de organizar o processo de trabalho, incluindo o pensar e o fazer coletivo, com o objetivo de democratizar as relações no campo da saúde. O hospital passou a adotar um modelo centrado no trabalho em equipe, na construção coletiva e na criação de espaços que garantissem, de fato, um poder compartilhado, com análises, decisões e avaliações construídas conjuntamente. Um espaço que acolhe gestores, trabalhadores da saúde e usuários”, explica a gestora do HGV, Nirvania Carvalho.
Para a presidente do Colegiado Gestor do HGV, Fátima Oliveira, a Semana reforça o espírito colaborativo.
“A Semana de Humanização foi um momento de acolhimento, troca de experiências e muito aprendizado. Os colaboradores participaram das rodas e das discussões como forma de refletir sobre o fazer saúde em coletivo, de maneira compartilhada.”




Por Emilia Alves de Sousa
A Semana de Humanização foi, sem dúvida, um grande sucesso. Tive a alegria de participar como mediadora da roda de conversa sobre acolhimento no cuidado em saúde, um espaço potente de reflexão e de fortalecimento do trabalho coletivo, interativo e compartilhado no cotidiano do HGV.
Parabenizo todo o coletivo envolvido pela dedicação e pela construção desse evento tão inspirador!
AbraSUS