O presente trabalho foi desenvolvido a partir da Política Pública de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) pensando na promoção de saúde da população feminina no cárcere para a disciplina de Psicologia e a Saúde – Pressupostos para a Prática Profissional do Psicólogo, do Núcleo de Saúde do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Nesse sentido, foi produzido um jogo nomeado de “Saúde Menstrual: Verdade ou Mito” com a finalidade de produzir um espaço de discussão sobre os tabus em relação à saúde menstrual de pessoas que menstruam. É um jogo universal e inclusivo de modo a produzir reflexões e debates sobre certas concepções equivocadas sobre essa temática. É recomendado que o profissional que esteja responsável pelo jogo tenha certos conhecimentos da área da saúde, uma vez que poderá tirar eventuais dúvidas dos participantes.
O que tem nesse jogo: 14 cartas com afirmações e 2 cartas para os participantes: “mito” e “verdade”.
Como funciona: o coordenador pode escolher a forma como será jogado: em pequenos grupos ou com todos os participantes ao mesmo tempo. Cada carta tem uma afirmação sobre saúde menstrual. A pessoa que ficar responsável por coordenar lê uma por rodada. Os demais participantes tem 1 minuto para pensar se é mito ou verdade. Devem sinalizar suas escolhas utilizando as cartas de “mito” ou “verdade”. E depois o coordenador pode abrir para a discussão.
Como destacar o material: Para formar uma carta é preciso destacar o frente e verso de cada carta da página e cola-las uma de costas para a outra. Assim, você poderá usá-la como uma carta de baralho.
Acesso ao jogo: https://www.canva.com/design/DAG50H0IVP4/tPMg9I0EqqkbbO827GE9mw/edit?utm_content=DAG50H0IVP4&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
Professoras: Prof. Dr. RUTH GELEHRTER DA COSTA LOPES e Prof. Dr. VERA LÚCIA FERREIRA MENDES
Alunos: Amanda Matheus Faccioli, Ana Luiza Tararam Teixeira, Fillipe Souza, Gustavo Forte, Heloisa Tanoeiro, Manuela Guino, Pedro Romaro, Pedro Viana e Valentina Jordani
