As Nações Unidas marcam neste 3 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O lema é “Promovendo sociedades inclusivas para pessoas com deficiência, visando o avanço do progresso social”.
Em mensagem sobre a data, o secretário-geral, António Guterres, defende que “quando a inclusão é real, todos são beneficiados” e podem em conjunto construir sociedades mais acessíveis e resilientes, onde todos prosperem.
No Brasil, o progresso está profundamente conectado ao Sistema Único de Saúde (SUS), a maior política pública de inclusão do país. Como princípio legal do SUS, a humanização é essencial para garantir cuidado digno, acolhedor e centrado nas necessidades das pessoas.
Os princípios que sustentam o SUS — universalidade, integralidade , equidade e humanização aliados à descentralização, regionalização e participação social — reforçam seu compromisso com a justiça social e a redução das desigualdades. Fortalecer esses pilares é fortalecer o futuro da saúde pública no Brasil.
Texto: Rosane da Silva Alves Cunha. Fisioterapeuta. Crefito 2 19072 F. Mestre em Saúde Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense.UERJ.
Amante do SUS