JOGO “CONVERSANDO SOBRE SAÚDE”: um recurso para promoção de saúde entre adolescentes nas escolas

6 votos

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – PUC-SP

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE- CURSO DE PSICOLOGIA

Disciplina: N2P1 – Psicologia e Saúde: Pressupostos para a prática profissional

Professoras Dr.ª: Ruth Gelehrter da Costa Lopes e Vera Lucia Ferreira Mendes

Alunos: Aline Ferreira, Ana Carrara, Gabriela Roque, Isabella Rocha, Julia Monteiro, Laura Ignoto e Maria Pisani.

Esse jogo de cartas foi concebido para ser um recurso pedagógico alinhado ao Programa Saúde na Escola (PSE), que pode ser utilizado nas escolas por professores ou outros profissionais para promover discussões entre adolescentes (entre 12 e 18 anos) sobre temáticas relacionadas à saúde, e mais especificamente, à saúde mental.

O Programa Saúde na Escola compreende a promoção de saúde como algo produzido pessoal e coletivamente a partir da construção de saberes compartilhados, sustentados pela realidade dos territórios de cada unidade escolar.  Nessa perspectiva, o PSE visa fortalecer ações que articulem as áreas da saúde e da educação para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes brasileiros e enfrentar as vulnerabilidades que comprometem esse processo.

O objetivo central do jogo é criar um espaço participativo de diálogo, escuta e reflexão entre adolescentes sobre temas relacionados à saúde, com ênfase na saúde mental e em aspectos que atravessam o cotidiano escolar, como violência, sexualidade, preconceito, desigualdades socioeconômicas e relações raciais e de gênero. O jogo propõe reflexão e debate dos temas através de afirmações disparadoras, que estão na frente das cartas, e fornece dados e outras referências, no verso das cartas, como inspiração para basear e ampliar as discussões dos alunos.

LINK PARA ACESSAR O MATERIAL:

https://www.canva.com/design/DAG6jF96cj8/YEdESpeHmvSO-08QTnBy1g/edit?utm_content=DAG6jF96cj8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton