Hospital Abelardo Santos conquista Selo Brasil Saúde por práticas sustentáveis

7 votos

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, recebeu, nesta quarta-feira (10), o Selo Brasil Saúde, certificação nacional que reconhece o compromisso da unidade com a responsabilidade socioambiental e a adoção de práticas sustentáveis na área da saúde, ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os oito hospitais avaliados no Brasil, o HRAS conquistou o selo prata. “O que confirma que a nossa gestão, com o apoio da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), está pautada na sustentabilidade. É uma rotina presente em todas as áreas da unidade e demonstra que avançamos em gestão ambiental e no engajamento das equipes para essa causa”, destaca o diretor-geral da unidade, Flávio Tavares.

A avaliação considerou cinco eixos ambientais: gerenciamento de resíduos, práticas de biodiversidade, educação ambiental, ações sociais e questões climáticas. O entendimento a todos esses critérios reforça o compromisso do Hospital Abelardo Santos com a sustentabilidade, por meio da implementação de práticas que reduzem impactos ambientais e qualificam os processos internos.

“Mais do que cumprir critérios, buscamos integrar a sustentabilidade à rotina de todos, do deslocamento entre o trabalho e a casa, até a gestão de recursos. O Selo Brasil Saúde reconhece o empenho da nossa equipe e nos motiva a ampliar iniciativas que garantem eficiência, responsabilidade ambiental e qualidade no atendimento à população”, afirma a gerente administrativa do HRAS, Thaís Araújo.

A apuração da análise de dados evidenciou, por exemplo, que o Hospital Abelardo Santos adota lâmpadas de LED em todos os setores, medida que gera uma economia estimada entre 70% e 85% no consumo de energia em relação aos modelos de iluminação convencionais. Outra ação é a “segunda sem carne vermelha”, que estimula a oferta de carnes brancas, alternativa considerada menos agressiva ao meio ambiente.