Governo do Pará amplia em 52% o número de mamografias no Hospital Abelardo Santos

8 votos

O Governo do Pará ampliou a oferta de serviços clínicos e laboratoriais no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém. O avanço na estrutura e no atendimento reflete, por exemplo, no número de mamografias realizadas na unidade, que registrou aumento de 52% entre 2023 e 2025. O exame é uma das principais ferramentas para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O salto na realização dos exames ocorreu em 2025, ano em que a unidade registrou 3.326 mamografias. Em 2023, haviam sido realizados 2.183 exames, o que representa a oferta de 1.143 vagas adicionais às mulheres. “Ou seja, mais mulheres protegidas. Quem sabe, uma queda nos números de câncer de mama no país. Fico feliz de me cuidar”, afirmou a auxiliar administrativa Maria Paiva Marques, 54 anos.

A coordenadora do ambulatório do HRAS, Lauriane Barros, acrescenta: “Ao observarmos o aumento nesse tipo de exame, entendemos que, cada vez mais, as mulheres estão atentas aos riscos do câncer de mama. Para nós, isso é, acima de tudo, motivo de orgulho, pois o objetivo é exatamente incentivar para que esse procedimento seja realizado e para evitar maiores complicações futuras”, disse.

Nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Mamografia, o HRAS reforça as orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que afirma que o exame periódico pode reduzir as mortes em até 40%, ao permitir o diagnóstico precoce e o início mais rápido do tratamento. Diante disso, é importante reforçar a importância do exame, já que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023–2025, são estimados 73.610 novos casos da doença.