Fiocruz e MNU-RJ lançam documentário ‘Nzila: Favela, Ancestralidade e Saúde Antirracista’ na FioFlix
Estreia hoje (20/2), na plataforma de Filmes em Acesso Aberto FioFlix, o documentário ‘Nzila: Favela, Ancestralidade e Saúde Antirracista’. O filme é uma produção da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz e do Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro (MNU-RJ), realizado no âmbito do projeto Saúde na favela pela perspectiva antirracista e destaca as práticas antirracistas desenvolvidas por coletivos e movimentos sociais. A produção conta com o apoio da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz do Icict/Fiocruz.
A narrativa do filme destaca a ancestralidade como base das lutas por dignidade e justiça nas favelas. Nzila (“caminho” na língua Bantu) é um produto de divulgação científica que valoriza e promove as tecnologias sociais construídas a partir dos saberes populares e da ciência. O documentário percorre os caminhos ancestrais, de resistência e de cura, traçados pela população negra em sete favelas do Rio de Janeiro: Manguinhos, Jacarezinho, Rocinha, Vila Cruzeiro, Mangueirinha, Cidade Alta e Vila Aliança.
Conheça os filmes da Fioflix: https://videosaude.icict.fiocruz.br
Sobre a VideoSaúde: icict.fiocruz.br/videosaude-distribuidora
*Arte de Vera Fernandes/Ascom Icict em cima do cartaz de divulgação do filme Nzila, com arte de Luciana Clua e Gislaine Lima.