Hospital de Tailândia realiza primeira cirurgia por vídeo e marca avanço histórico na saúde regional
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), vinculado a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), deu um passo importante para o fortalecimento da assistência cirúrgica no interior do estado ao realizar, nesta sexta-feira (15), a primeira cirurgia por videolaparoscopia da unidade hospitalar.
A iniciativa marca oficialmente a implantação da técnica minimamente invasiva no hospital e representa mais um avanço significativo na oferta de serviços especializados à população da região.
O secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, destacou que a implantação da videolaparoscopia no HGT amplia a capacidade de atendimento especializado no interior e fortalece a regionalização da saúde no Pará. “Estamos levando tecnologia, inovação e assistência de qualidade para mais perto da população. A implantação da videolaparoscopia no hospital representa um avanço histórico para a saúde regional, porque amplia o acesso a procedimentos modernos, reduz deslocamentos para outros municípios e garante mais segurança, conforto e recuperação mais rápida aos pacientes do SUS”, destacou o secretário.
A primeira intervenção realizada foi uma colecistectomia videolaparoscópica, cirurgia indicada para retirada da vesícula biliar em pacientes diagnosticados com colelitíase, condição causada pela formação de cálculos no órgão. O procedimento, iniciado às 15h46 e finalizado às 16h30, foi realizado pela equipe cirúrgica do HGT, sob coordenação do cirurgião geral Rodrigo Ferreira, com participação de anestesista, enfermeiras e técnicos de Enfermagem.
A paciente Bruna Manfredi, de 32 anos, foi a primeira usuária a passar pelo procedimento de videolaparoscopia no HGT. Ela destacou a tranquilidade de realizar a cirurgia no próprio município e elogiou o acolhimento recebido pela equipe da unidade durante todo o atendimento.
