Saúde Mental em Rede
Este é o desafio da Equipe de Coordenação de Saúde Mental em Cuiabá. As ações vêm de encontro com os princípios e diretrizes da PNH, através da descentralização do ambulatório de Saúde Mental, onde estavam todos os profissionais do município e único lugar de dispensação dos psicotrópicos; investiu-se na descentralização das medicações e de equipes com Clínco Geral, Psiquiatra, Psicólogo e Enfermeiro que agora estão lotadas em 4 das 5 Policlínicas existentes, abrindo portas para inciar também um matriciamento nas ações da Atenção Básica (PSFs e Centros de Saúde). Além disso, temos discutido o processo de capacitação dos profissionais de saúde: Médicos da AB, das Policlínicas – Urgências, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde para o atendimento aos portadores de transtornos mentais com foco especial nas crianças e adolescentes. A discussão da formaçao tem sido bastante rica e pactuamos:
– Formar grupos heterogêneos com todos os profissionais da Equipe de Saúde da Família e Centros de Saúde e os profissionais da emergência de cada distrito sanitário: Norte, Sul, Leste e Oeste para promover encontros com o objetivo de aumentar a troca de informações e pactuar fluxos dentro do território.
– Curso nos moldes de estudo-intervenção com módulos de concentração em 2 períodos pela manhã, retornando ao trabalho no período da tarde e levando como atividade na dispersão a reunião e a inclusão dos demais membros da Equipe que não estão participando do curso, permeados com um olhar avaliativo das ações já desencadeadas pela equipe.
Assim, podemos observar que nesta atividade de apoio institucional a PNH vem sempre para fortalecer as ações desencadeadas e contagiar os trabalhadores para que sejam cada vez, mais, protagonistas deste SUS de todos nós, que dá certo em cada vez mais cantos deste imenso Brasil.
Por jacqueline abrantes gadelha
Eliana,
Muito estimulante essa experiência! Parabéns! Conseguir essa articulação não é fácil!
Aqui em Natal o apoio matricial foi iniciado em três unidades do Distrito Sanitário Norte. Acredito que está crescendo por aqui um movimento muito forte nascido a partir da atenção básica que pulsa na busca desse apoio mobilizando os caps. Tem sido uma experiência que nos enche de esperança.