“Declaracão e Compromisso Conjunto Sobre os Cuidados Paliativos e o Tratamento da Dor como Direitos Humanos”
Amigos e Amigas
Não é possível mais aceitar que muitas pessoas sofram tanto para morrer nos serviços de saúde.
É inaceitável que frente a diversidade de alternativas de suporte e controle da dor, as pessoas sejam expostas a tratamentos desnecessários que só prolongam a vida sem contrapartida de qualidade de vida.
É insuportável que pessoas sejam submetidas a tratamentos desnecessários sem que sejam diretamente informadas sobre as consequências dos mesmos e que também não sejam informadas sobre as suas reais condições de saúde.
As pessoas são portadoras de direitos inalienáveis. Um deles deve ser o de poder morrer da melhor forma possível, recebendo toda assistência HUMANA e necessária para tal. Não podem portanto ser submetidas a gestos de obstinação terapêutica que só produzem dor e sofrimentos desnecessários.
Entende-se por morrer da melhor maneira possível receber cuidados adequados, onde a dor seja controlada, haja conforto material e espiritual, e todas as necessidades humanas e existenciais possam ser, no limite das possibilidades, prontamente atendidas.
Grupos, associações e Indivíduos que promovem os Cuidados Palitivos no mundo inteiro estão disponibilizando uma "Delaracão e Compromisso Conjunto Sobre os Cuidados Paliativos e o Tratamento da Dor como Direitos Humanos", buscando que os organismos internacionais ligados a saúde reconheçam o acesso aos cuidados palitivos e o tratamento da dor como direitos humanos, o que obrigaria Estados e instituições privadas a adotarem políticas públicas para sua implementação.
E nós do HumanizaSUS, que tal potencializarmos a luta para que os Cuidados Paliativos sejam direito básico do usuário do SUS?
Abaixo está disponibilizado no primeiro link o teor da declaração em espanhol e, logo depois, outro link para, caso você concorde com a declaração, poder ser mais uma pessoa a assina-la. Para ler a declaração é necessário ter o adobe reader instalado no computador.
- Declaración y Compromiso Conjunto sobre los Cuidados Paliativos y el Tratamiento del Dolor como Derechos Humanos
- Assinar a declaração
Por Cláudia Matthes
assinei…acho que é bem por ai, como é desumano ver serviços que vão contra o desejo do próprio ser humano.
Vivenciamos uma situação por aqui, usuário não queria se submeter ao tratamento e o fez sem saber, foi induzido ao sono e uma semana depois veio a morrer….longe da família, relegada a uma sala de espera…dias a fio! Isso é humanização?
Não escutar as demandas de um sujeito é negá-las.
E quando for a minha vez, terei " poderei scioglere?"
poderei escolher…o que vão fazer com o que me resta da vida.
E penso que essa falta de escolhas que muitos usuários escondem seus problemas de saúde por medo de perderem o que lhe resta de autonomia sobre sua própria vida ou morte.
Quero escolher cada pedacinho trilhado….por favor deixem registrados.
Meus órgãos naum quero nenhum, mas enquanto a massa cinzenta estiver funcionando quero sim dizer qual estrada quero pegar.
Um grande afeto meu
Dear Erasmo.
Na unidade de saúde estamos falando mais de morte…
uma outra hora eu te conto.
Cláudia-peju
e