Usuários ativistas e conselheiros do SUS de São Paulo iniciam articulação de rede social com apoio da RHS
Esta manhã, numa sala do Departamento de Medicina Preventiva da USP, ocorreu um encontro que promete produzir efeitos potentes para a ampliação e fortalecimento do controle democrático do SUS.
Esse encontro foi articulado pelas nossas companheiras Stella Chebli (consultora da PNH) e Josefina Sanches (apoiadora da PNH e idealizadora dessa articulação), contando com a presença de conselheiros-gestores e lideranças importantes dos movimentos sociais dessa combalida metrópole, tão maltratada por sucessivos governos antidemocráticos e sem nenhum compromisso social.
Foi uma honra e um privilégio muito grande ter conhecido pessoas tão valorosas e tão batalhadoras, com um longo e belíssimo histórico de resistência e luta por suas comunidades e pelo bem-comum.
A reunião atravessou a manhã, estendendo-se até quase o início da tarde, para que pudéssemos nos conhecer melhor, compartilhar histórias de vida e a dura realidade enfrentada pelas populações mais pobres que vivem nas regiões periféricas da cidade, mas também para sonhar conjuntamente com uma sociedade mais justa e solidária e com um SUS que expresse esses valores e, finalmente, pensar e encaminhar concretamente formas de experimentarmos novas formas de luta e fortalecimento do controle social do SUS, utilizando a potência das novas tecnologias para fazer redes sociais, em particular, da nossa RHS.
Foi um momento único e seminal! Acreditamos, sentimos, que algo de muito importante estava sendo inaugurado naquele momento, algo que deve dar frutos saborosos, cujo perfume já conseguimos pressentir.
Por isso, terminamos esse encontro maravilhoso com um registro fotográfico e a convicção de que seria imprescindível documentá-lo e noticiá-lo aqui, num post na Rede HumanizaSUS.
Da esquerda pra direita, na primeira fila:
– Márcia (Conselho do Hospital de Taipas)
– Mônica (Conselho Distrital de Perus)
– Lenilda (ACS; Conselho-Gestor da UBS Recanto dos Humildes, Perus)
– Almir (Conselho-Gestor da UBS Cruz das Almas, FÓ/Brasilândia)
– Stella Chebli
– Madalena (Assistente Social; Ambulatório de Saúde Mental de Perus)
– Neide (Presidente da Associação Comunitária do Parque Maria Domitila)
– Josefina Sanches
– Conceição (Conselho do AMA Maria Domitila, Pirituba)
E na segunda fila: eu e Marco Antonio (Médico de Família e Comunidade; Conselho-Gestor da Supervisão Técnica de Saúde do Butantã)
Obviamente, já planejamos desdobramentos deste encontro e dessa articulação nascente, começando pela inclusão destes companheiros nesta grande Comunidade em Defesa da Vida e do SUS que a nossa Rede.
Assim, nos próximos dias, eles estarão chegando por aqui.
Vamos recebê-los com o calor e alegria que caracteriza esse espaço!
AbraSUS a todos!
Por patrinutri
Que maravilhosa notícia esta Ricardo!
Sejam muito bem vindos nobres lutadores em favor da saúde pública no Brasil!
Bem vindos cidadãos que produzem democracia!
Recentemente tive o privilégio de ver um trabalho onde a integração entre gestores, trabalhadores e em especial o controle social produzem uma potência chamada hospital Sofia Feldmann, lugar de humanização, lugar de cidaddania, lugar de dar passagem a vida!
Que venham para esta rede mais e mais pessoas, usuários, sujeitos, cidadãos, humanos com coragem para desafiar a hegemonia do capital em favor do bem comum!
Feliz com este encontro!
Patrícia S C Silva
Trabalhadora do SUS
Blumenau SC