Projeto “O Mês é Seu” do Instituto da Criança

11 votos

 O Projeto “O Mês é Seu” é um projeto de caráter Humanizador coordenado pelo Centro de Gestão de Pessoas. Iniciado em 2011, no setor do Laboratório. Tem como principal objetivo avaliar a Satisfação e a Qualidade de Vida dos colaboradores levantando, por meio das respostas obtidas no Questionário de Satisfação, as principais necessidades estruturais, de treinamento, de desenvolvimento intelectual e convivência interpessoal da rotina dos colaboradores do setor.

O Questionário de Satisfação foi baseado em questionários já existentes, como o Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde – Whoqol-Bref e Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho – QWLQ-Bref.

Antes da aplicação dos questionários, enviados por e-mail ou impressos, são ressaltados no texto introdutório os objetivos do projeto, a importância em responder às questões de forma mais sincera e fidedigna possível e a garantia do sigilo em relação às informações expostas. Os questionários são entregues impressos no Centro de Gestão de Pessoas do Instituto da Criança (ICr). A identificação dos entrevistados é opcional.

Após a aplicação, os questionários são analisados, levando em conta as respostas obtidas nas questões quantitativas e os relatos obtidos no campo qualitativo referente às “Sugestões”. As respostas dos questionários auxiliarão na elaboração de estratégias de melhoria dos itens considerados como insatisfatórios pelos entrevistados.

Ao final da tabulação dos resultados, os dados são apresentados à equipe de coordenadores do setor que poderão propor sugestões de planos de ação e intervenção. Posteriormente esses dados referentes aos resultados obtidos às propostas de intervenção no setor são apresentados a todos os colaboradores do setor. Os planos de ação são elaborados de acordo com os recursos da Instituição e sugestões da equipe de trabalho.

O projeto, que inicialmente teria duração de um mês, em sua segunda área de intervenção teve seu período de execução estendido por 4 meses visto que a necessidade de intervenções foi mais ampla e prolongada.

Além da aplicação dos questionários de Avaliação de Satisfação dos Colaboradores, o Projeto “O Mês é Seu” engloba outros subprojetos como “A Diretora Vai Até Você”, onde a Diretora Executiva visita a área para um encontro informal com os colaboradores do setor, com o objetivo de promover a troca de saberes, sugestões e o debate sobre pontos de melhoria institucionais.

Outro subprojeto é o “Encontros em Grupo”, no qual temas voltados à dinâmica grupal são discutidos e trabalhados com as equipes. Entre os temas abordados podemos destacar: o relacionamento inter e intra pessoal, comunicação, trabalho em equipe, empatia, assertividade, entre outros. Os assuntos trabalhados durante os encontros são escolhidos de acordo com os resultados dos questionários e a dinâmica de trabalho observada durante os encontros.

Até o presente momento duas equipes da instituição passaram pelo Projeto, que resultou em mudanças significativas no contexto de trabalho pós-intervenções. Em 2013 o Projeto mudará de nome, já que o período de trabalho e intervenção ultrapassa 1 mês. O nome escolhido para 2013 será “Área de Destaque”.
 

Por: Jussara Siqueira de Oliveira