Relatório da Situação Mundial da Segurança no Trânsito 2013
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou esse mês o Relatório da Situação Mundial da Segurança no Trânsito 2013 (Global Status Report on Road Safety 2013), documento que apresenta dados sobre a realidade de ruas e estradas de 182 países.
Lembremos que, em 2011, a OMS deu abertura à Década de Ação pela Segurança no Trânsito, período onde inúmeras propostas de combate à violência no trânsito serão desenvolvidas. É uma tentativa de reduzir o 1,2 milhão de mortes anuais que ocorrem em todo o mundo. Países de renda média como o Brasil respondem por 80% dessas mortes!
Segue o link:
https://www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2013/en/index.html
Vale conferir! Vale divulgar, aliás, o SUS gasta mais de 700 milhões por ano no cuidado de vítimas de acidentes de trânsito!
Raoni Rodrigues
Fisioterapeuta (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública), Especialista em Saúde Pública, Acadêmico de Direito, Estatutário pela SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), consultor de projetos para o Terceiro Setor.
Por Emilia Alves de Sousa
Você traz uma questão muito importante e que muito nos preocupa. Os acidentes de trânsito a cada ano assumem índices alarmantes de pessoas que morrem ou ficam com seqüelas para o resto da vida.
Aqui em Teresina, durante o ano de 2012, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) registrou 3.465 acidentes. Destes, 1.325 são configurados como acidentes com vítimas.
Este cenário exige, além de uma fiscalização rigorosa no cumprimento das leis do trânsito, uma campanha educativa intensa junto a sociedade, numa perspectiva de minimizar esse problema.
Emília