13 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por THOMÉ
Olá Iza,
Perdoe-me… Sou novo no site e estou ainda tentando entender o funcionamento. Postei a imagem como experiência no curso de formação de apoiadores e acabei esquecendo de dar mais informações.
O Centro Especializado em Reabilitação – CER IV será construído no município de Manaus. Atenderá pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual, múltiplas e ostomias.
O projeto básico de arquitetura está concluído. Estamos iniciando agora os projetos complementares (estrutura e instalações). A expectativa é de iniciarmos a construção no máximo até o fim deste ano.
Quanto a sua indagação, o projeto de arquitetura é de minha autoria.
Thomé
trabalhar num lugar assim, belo e ensolarado!
Eu sou psicóloga e trabalho num hospital em São Paulo que é uma construção triste e cinza. Sei dos efeitos subjetivos de estar com as crianças e adolescentes num lugar meio sombrio.
Adoro arquitetura e tenho um filho que vai se formar agora pelo Mackenzie. Vou mostrar prá ele o teu trabalho.
Iza Sardenberg
Coletivo de Editores/ Cuidadores da RHS
Por THOMÉ
Iza,
A cor tem sido um elemento presente e muito importante nos projetos de EAS que tenho elaborado. Utilizo não só nas fachadas, mas principalmente nos ambientes internos. Obviamente no interior as cores são bem claras para não saturar os espaços.
Independente da idade (idosos, adultos e crianças) dos usuários (pacientes, funcionários, alunos, visitantes, etc) a aceitação tem sido muito legal. Hoje, praticamente todas as unidades de saúde do meu Estado adotaram essa proposta. Para minha surpresa, a coisa foi além e hoje temos delegacias e outras edificações públicas adotando as mesmas cores no seu interior.
Essa desconstrução da imagem tradicional e esperada do EAS tem conduzido naturalmente seus usuários a um novo reposicionamento diante do espaço de saúde.
Experimente sem medo!
Thomé
Claro, Thomé! Vou dizer um clichê: cor é vida!
Por Audir
Legal Thomé, vc tem o como postar tambem um croqui do local… a perspectiva ficou linda… o conceito de Ambiência na Saúde, tem como aplicar…parabens pelo projeto.
Por THOMÉ
Muito obrigado Audir! Levarei a projeto para o próximo encontro em Brasília para vc conhecer!
Gde abraço,
Thomé
Por patrinutri
Caro Thomé,
Seja muito bem vindo a RedeHumanizasus!
Seu post foi muito bem votado pelo coletivo ampliado da RHS (10 votos ou mais) e por isso seu perfil foi promovido a membro votante deste coletivo. A partir de agora você também terá o direito de votar nos demais posts.
Temos utilizado como baliza de julgamento um único critério essencial: se o post não ferir os termos de uso contratados por todos os participantes desta rede, ele poderá ser aprovado em votação pelos membros do coletivo ampliado da RHS.
Este grupo também comunica-se por uma lista de emails pelo google https://[email protected] no qual também poderás participar das discussões. Você deve ter recebido em seu email de contato com a RHS um convite para participar deste grupo, que você deve aceitar.(Cuidado para ver se não caiu em sua caixa de spams)
Assim que iniciar sua participação de um alô ao grupo!
Mais uma vez seja muito bem vindo!
Ah faltou informar que temos também um grupo de apoio aos usuários desta rede, o qual chamamos de editores/cuidadores da RHS que poderão te ajudar no que for necessário para favorecer suas postagens.
Patrícia S C Silva
Grupo de editores/cuidadores da RHS
Por patrinutri
A ambiência como dispositivo da Política Nacional de Humanização busca justamente este espírito presente em seu trabalho Thomé : uma conexão entre espaço e vivência, que este projeto posse ser vivido por quem irá habitá-lo antes mesmo de se concretizar em construção. Que o projeto possa ser visto e vivido em roda.
Que o espaço otimize o processo de trabalho e crie conexões entre os participantes deste processo, promova encontros. Que vá além dos estímulos sensoriais, mas que crie a potência dos encontros e da comunicação.
Tudo isto é um grande desafio nas instituições de saúde, mas com certeza você nos aponta muitas possibilidades por aqui!
Aguardamos ansiosos novas contribuições por aqui!
Parabéns pelo projeto!
Patrícia S C Silva
Consultora PNH SC
Por THOMÉ
Muito obrigado Patrícia! Contem comigo!
Thomé
Por nobreneto
Caro Thomé, apreciei o seu trabalho e acho terá um impacto positivo na região. Poderia postar mais algumas images para melhor entendimento do projeto arquitetônico? Quais foram os principais pré-requisitos para a adequação dos espaços internos desta e das outras unidades que está desenvolvendo?
Que bom que já atua com as diretrizes da Política Nacional de Humanização/ PNH. No local de trabalho em que atuo, a Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS, estamos iniciando esta discussão, mas já utilizamos alguns princípios básicos: utilização de cores, espaços de convivência, áreas verdes e ambientes internos contemplando o conforto dos diversos públicos (pacientes, acompanhantes, funcionários etc).
Parabéns!
nobreneto
beleza e funcionalidade nestes projetos nos fazem sonhar…
Por THOMÉ
Nobre Amigo,
Obrigado por sua avaliação! Espero realmente que a arquitetura proposta para o CER IV – Manaus contribua para o bom desempenho das funções e serviços do Centro.
As imagens que tenho (2) foram feitas apenas para nos sentirmos mais seguros com as propostas volumétricas do projeto. A segunda imagem é muito parecida com a do post, porém de um ponto de vista mais baixo. Em breve, com a evolução do projeto faremos outras imagens.
Quanto a adequação dos espaços que você mencionou, o projeto do CER teve um bom "berço" e já nasceu no programa de arquitetura com algumas informações que foram fundamentais para compreensão do que se desejava. Definição de setores e descrição de ambientes e conceitos são algumas dessas informações contidas no programa e no termo de referência que ajudaram bastante.
Tenho como política de projeto, dedicar toda atenção necessária a resolução das questões funcionais dos serviços de saúde e da edificação. Não inicio outras etapas de projeto sem antes ter um bom lay out, afinal EAS = FUNÇÃO!
As belas imagens que apresentou também são de um CER? O projeto é seu?
Abraços,
Thomé
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Olá Thomé,
Você postou a foto mas não nos trouxe informação sobre o projeto. É teu?
Ficamos curiosos…
Iza