Escuta como cuidado
10 votos
Como é difícil praticar a escuta, seja no processo de formação seja em um diálogo. É possível ensinar a escutar? Paulo Freire nos intriga com essa indagação. Acredito que sim, por isso nascemos com duas orelhas e uma boca…Mas obter a atenção principalmente de gestores para o processo da escuta nos desafia todos os dias, pois esses só escutam o que lhe interessam.
Ensinar-cuidar-escutar são práticas essenciais para o dia a dia de profissionais da saúde. Precisamos ensinar o que aprendemos ao outro. Cuidar de si e do próximo e mais ainda aprender a escutar. Mas escutar o que? O que já sabemos? Não a escuta é um dom e praticar esse dom nos engrandece pois através dele conseguimos crescer no profissional e no pessoal.
Por Emilia Alves de Sousa
Uma escuta qualificada, com olhar profissional para além da queixa apresentada, com protagonismo, fazendo circular o diálogo e a participação nas decisões, conforme prevê a PNH nos modos de cuidar e de gerir os processos de trabalho, é complexa. Entretanto é necessária e eficaz. Produz vínculos afetivos e compromisso de implicação bilateral entre os sujeitos envolvidos.
Seja bem vinda à Rede HumanizaSUS Luana!
Um abraço!
Emília