Comentario sobre Conferênciado Dr.Gastão
Dr. Gastão nos fala sobre uma nova proposta, uma nova metologia de trabalho em saúde.Onde trabalhadores da saúde, usuários e gestores, são sujeitos nos processos decisórios; onde exista uma gestão compartilhada de poder nas relacões de trabalho. Não a tradição dominante onde o trabalhador é apenas o ator de uma ação planejada e decidida por outros a distância.Fala sobre saúde compartilhada onde trabalhadores da saúde e usuários constróem o diagnótico e o tratamento, onde compartilham das dificuldades, se arriscam juntos e valorizam as singularidades dos seres humanos.Refere-se quando da escolha dos profissionais pela àrea, da desvalorizaçaõ em relação à outras categorias , mas que em contra partida encontram, no contato direto com o outro, sentido e significado para suas vidas, realizaçaõ pessoal. Fala da construção das relações , de afeto, sobre o envolvimento, amor, de estar aberto, de reconhecer a potência do outro, de aprender a lidar com o imprevisto, diante de uma formação tradicional.
Sobre o método Paideia, que viabiliza o desenvolvimento do individuo, seu auto conhecimento, dando subsídios para que participe ativamente como ser único, possuidor de conhecimentos, no processo de produção de sua saúde.
Por Emilia Alves de Sousa
Prezada Maria Clara,
Seja bem vinda à Rede Humanizasus!
Que boa contribuição você nos trás, com esta análise precisa sobre o Método de trabalho proposto pelo Gastão Vagner!
Para ampliar o enriquecimento do seu post colo aqui o link de um artigo do Gustavo Tenório e do Gastão Wagner: Método Paideia para co-gestão de coletivos organizados para o trabalho.
https://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/orgdemo/article/viewFile/468/364
Parabéns pelo post, e aguardamos seu retorno com novas contribuições!
Um abraço!
Emília – Assistente Social do HILP