Participação dos DSEI’s nas CIR’s
Olá Caros Apoiadores,
Nesse segundo momento em que uma das prioridades é inserir os DSEI's nas CIR's tenho percebido que os próprios Estados ainda tem muitas dificuldades de tratar principalmente dos Contratos Organizativos de Ações Públicas. Aqui no DSEI Alto Rio Purus temos avançado e pactuado junto às CIR's o DSEI como membro permanente inclusive constando em nos Regimentos Internos de cada região de saúde.
Agora tenho uma proposta: acho que nós apoiadores SESAI podemos auxiliar os DSEI's a potencializar sua participação nesses espaços. Acho que se tivermos a oportunidade de participar de alguma oficina, curso, etc sobre COAP, podemos auxiliar os Distritos a terem uma participação mais efetiva e eficaz nas CIR's. Ou mesmo, se podermos trocar experiências aqui na comunidade, pois alguns Estados já estão mais avançados na discussão do COAP. Em suma, não sei se é a realidade de outros apoiadores, mas aqui na região do Acre, Amazonas e Rondônia tenho visto essas dificuldades.
Mesmo assim, dos 7 municípios que possuem população indígena, em 6 o DSEI já está inserido nas Comissões de Intergestores Regionais. Agora precisamos potencializar essas discussões.
Mário Júnior
Apoiador SESAI – DSEI Alto Rio Purus
Por Americo Mori
Olá Mario e pessoal,
muito bom, a proposta é justamente essa. Esperamos que o apoio potencialize a participação dos DSEI´s nas CIR. Temos apenas que lembrar que esse "potencializar" pode se dar de várias formas.
A ideia não é que vocês assumam a agenda do COAP e das CIR sozinhos e sim trabalhem com a equipe do DSEI para que ela ganhe capacidade política e autonomia para realizar estas agendas. Também precisamos lembrar que cada território apresenta uma realidade, sendo assim, em alguns locais essa discussão ainda esta inicial ou mesmo apresenta outras prioridades, por isso não podemos dizer que a CIR será investimento de todos os apoiadores neste momento.
Temos também que lembrar que o nosso foco inicial do projeto é a redução da mortalidade materna e infantil. Para isso estamos trabalhando com a questão da informação e notificação dos óbitos. Isso nos remete a nossa cartografia e posterior articulação com o Plano de Ação da Rede Cegonha.
Esse foco inicial diz respeito a prioridade de enfrentar uma situação que é meta do governo e que sustenta/justifica o projeto, e por outro lado, necessita de intervenção, haja visto que é uma situação de morte evitável.
O espaço da CIR com certeza é importante, mas precisamos pensar a participação dos DSEI´s e o nosso papel de forma estratégica. Muitos dos DSEI´s fazem parte de várias regiões de saúde, isso quer dizer que participar da CIR representa uma agenda que pode consumir bastante tempo. Temos que contar com a Rede de Apoiadores (DARAS e PNH), equipe do DSEI e outros atores, ou seja, o apoiador da SESAI não precisa necessariamente estar em todas as reuniões para que a pauta da saúde indígena seja incluída.
Outra coisa é como realizamos a participação nesses espaços. Por exemplo, participação na discussão da Rede Cegonha deve ser qualificada no sentido de conseguirmos dizer qual a nossa demanda, qual o fluxo (itinerário) do indígena na rede de atenção, etc. E um tanto disso teremos com a cartografia, que não representa simplesmente um levantamento de dados, mas construir análise com os conjuntos dos atores, principalmente DIASI.
Vamos nos falando, os movimentos estão bem interessantes.
Abraços
Américo