DSEI TAPAJÓS ENTREGA MOTORES DE POPA PARA AS COMUNIDADES INDIGENAS
O DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Tapajós, sediado no município de Itaituba-Pará, através da Coordenadora – CLEIDIANE CARVALHO RIBEIRO DOS SANTOS entregou no inicio do corrente mês, 15 Motores de Popa 15HP e 07 Motores de Popa 40HP para as Comunidades Indígenas de etnia Munduruku, Kaiapó, kaiaby e Apiacá, visando melhoria no atendimento de saúde a população indígena pelos EMSI dos polos base.
Em todas as aldeias beneficiadas com motor de popa, a coordenadora do DSEI Tapajós em reunião com a comunidade indígena orientou sobre o manuseio e cuidado com bem público, além de realizar teste qualidade e informar que referido equipamento será de inteira responsabilidade do AIS – Agente Indígena de Saúde de cada localidade. Na oportunidade esclareceu sobre a legalidade dos procedimentos administrativos realizado pelo DSEI Tapajós referente aos processos de licitação concluídos e os processos que estão em andamento devido ao cumprimento da legalidade de ser em longo prazo.
Para as comunidades indígenas a entrega dos equipamentos (motores de popa) veio garantir e fortalecer o acesso de locomoção de pacientes indígenas para atendimento dos serviços de saúde disponibilizados nos polos base de abrangência das aldeias beneficiadas, assim como também facilitar o transporte para as visitas domiciliares dos AIS – Agente Saúde Indígena, AISAN – Agente Indígena de Saneamento e demais componentes da EMSI – Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena de cada polo base, Além de contribuir para remoção dos indígenas para tratamento de saúde na rede de urgência e emergência localizadas nos municípios de Jacareacanga e Novo Progresso/PA.
A população Indígena, em nome das lideranças agradeceram o empenho e o esforço por mais uma conquista indígena concretizada pelo DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Tapajós através da SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena.
Por Stella Maris Chebli
É inegável como o direito de acesso à saúde integral da população indígena depende, inicialmente, de o Estado facilitar as condições básicas para o deslocamento nas regiões de floresta em que os "parentes" moram.
Parabéns à iniciativa do DSEI! E agora, como vai continuar? Aguardamos notícias!Queremos a Saúde Indígena incluída no SUS.