Orientações para a elaboração do PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR:

0 votos

Descrição da Situação Familiar:
Em reunião de equipe, a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Sandra relata que identificou durante suas visitas de rotina à sua microárea, que uma jovem gestante Vera que veio residir há 15 dias, com sua mãe, que já morava no bairro Vila São João. Quando foi realizar o cadastro de gestante (Ficha B – gestantes) descobriu que Luciana ainda não havia realizado nenhuma consulta de pré-natal, aparentava estar no final da gestação e recusava-se a realizar o acompanhamento pré-natal na Equipe de Saúde da Família (ESF) local. Diante da situação, a equipe decide que a enfermeira Marta realize uma Visita Domiciliar em conjunto com Sandra para conhecer melhor a situação, na tentativa de sensibilizar a Luciana para a importância de uma avaliação pré-natal.
No domicílio, encontram a seguinte situação:

Vera (22 anos) reside em uma casa de alvenaria com seu filho Lucas de 2 anos, sua mãe Maria das Graças (43 anos) proprietária da casa, e seu avô Jerônimo de 61 anos.
Vera não iniciou pré-natal ainda e está com idade gestacional aproximada de 32 semanas.
Dona Maria das Graças, conversando com a enfermeira Marta e a ACS Sandra, relata estar preocupada com a situação da filha e também do seu neto Lucas. Acha que o menino está muito magro e informa que Lucas ainda não começou a falar, apesar de já estar com 2 anos de idade. Também desconfia que a sua filha Vera é usuária de drogas e que por este motivo, o marido a deixou.
Diante do caso, a enfermeira Marta e a ACS Sandra, começam a coletar informações para a construção de um genograma para discutir em equipe e com a família, o plano de cuidados para a situação.
– Vera, 22 anos, Gestações: 3, Partos: 1, Abortos: 1, no terceiro trimestre de gestação, sem pré-natal. Começou a usar cocaína após o abortamento, ocorrido há 1 ano. Desde então, passou a descuidar de seu filho e de si mesma. Perdeu o emprego e separou-se do marido. Suspeita-se que mantenha o uso regular de drogas nesta gestação;
– Guilherme, 28 anos, marido de Vera há 4 anos, pai de todos os filhos do casal, professor de educação física, atualmente separado, morador de outra comunidade, preocupado com a situação da esposa e filhos;
– Lucas, 2 anos, foi alimentado exclusivamente com leite materno até os dois meses, quando iniciou a ingestão de leite de vaca, e aos seis meses a mesma alimentação da família. Não realiza consultas regulares de puericultura e apresenta quadro suspeito de desnutrição.Não fala ainda, apesar da idade, e não frequenta creche.
– Maria das Graças, 43 anos, hipertensa severa, em uso de esquema anti-hipertensivo múltiplo, tabagista, não participa do grupo de tabagismo, pois este acontece em seu horário de trabalho, em uso de Anticoncepcional Oral Combinado (ACOC), faz consultas regulares na ESF local, porém, apesar dos profissionais contraindicarem o uso de ACOC, permanece utilizando o medicamento, pois tem medo de engravidar, professora de ensino fundamental na escola municipal do bairro, viúva, atualmente com parceiro fixo;
– Jerônimo, 61 anos, pai de Maria das Graças, tem Doença Pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ex-tabagista, com história de depressão sem acompanhamento regular, participa do grupo de terceira idade da unidade de saúde local, aposentado, viúvo.
A partir da escolha do sujeito chave, inserido no contexto familiar  descrito e, de acordo com a sua preferência de atuação (Saúde da Mulher, do Idoso, do Adulto e da Criança), construa uma proposta de trabalho coletivo, prevendo a participação dos diferentes profissionais que integram as equipes de atenção básica (ESF e NASF)  e o sujeito, sua família e comunidade.
1)       Faça um resumo da identificação e dos dados relevantes do sujeito chave escolhido,
2)       Sistematize as informações acerca do arranjo familiar (construa um genograma desta família a partir dos dados informados)
3)       Descreva as possibilidades de sua atuação e da equipe diante das potencialidades e vulnerabilidades encontradas na situação descrita
4)       Detalhe a situação-problema
5)       Descreva as ações já realizadas com esta família pela equipe de saúde.
6)       Descreva os objetivos da equipe ao propor o Projeto Terapêutico Singular. Proponha um plano de intervenção com cronograma de ações para o caso identificando quem é o profissional de referência para o sujeito.
7)       Descreva as pactuações a serem feitas entre a equipe, o sujeito e sua família.