A Atuação do Psicólogo nos Serviços Oferecidos pelo Sistema Único de Saúde
Eu, Priscila Oliveira, acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria, aproveitando a oportunidade surgida durante a aula de Introdução à Psicologia da Saúde, na qual o Profº Ms. Douglas Casarotto de Oliveira propõe uma postagem no presente site, reporto-me à questão relativa à atuação do psicólogo nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Para isto, utilizo-me do texto “Psicologia da Saúde: A estruturação de um novo campo do saber”, trabalhado em aula, e do artigo científico “A atuação do Psicólogo no SUS: Análise de Alguns Impasses”.
Com a implementação da Reforma Psiquiátrica, expandiu-se o campo de atuação do psicólogo, junto ao Sistema Único de Saúde, a fim de alcançar o tratamento além do modelo clássico das clínicas, mas sim a um ambiente coletivo, oferecido tanto para o tratamento da saúde mental, como em projetos de apoio às famílias.
No Rio Grande do Sul, através da rede de saúde mental, o SUS oferece diversos programas que buscam o cuidado das pessoas em sofrimento psíquico, bem como das pessoas que usam álcool e outras drogas, o qual deve ocorrer em rede, destacando a intersetorialidade. Dentre eles estão os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Oficinas Terapêuticas, os Consultório de Ruas, entre outros.
Essa atuação do psicólogo proporcionou-lhe uma nova forma de aperfeiçoar técnicas relativas à psicologia da saúde, situação não presente quando o campo de atuação se restringe às atividades exercidas em consultórios particulares, contribuindo significativamente para a expansão do conhecimento e pesquisa nesta área.
Ainda, tal atuação permite alcançar tratamento àqueles cuja necessidade não se limita simplesmente ao tratamento cirúrgico ou utilização de medicamentos, mas sim de ordem psicológica. É o caso, a título de exemplificação, dos viciados em drogas ou álcool, das crianças que crescem em meio à miséria social, dos familiares e vítimas de desastres (como recentemente ocorreu na Boate Kiss), dentre outros casos em que somente o diagnóstico e o medicamento não se mostram eficazes.
Desta forma, resta evidente a crucial importância do trabalho exercido pelo psicólogo no âmbito do Sistema Único de Saúde, visto que, além de contribuir significativamente para a sociedade, proporciona ao profissional uma experiência única de atuação e conhecimento.
Referências:
SPINK, M. J. P. Psicologia Social e Saúde: Práticas, saberes e sentidos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
FERREIRA NETO, João Leite. A Atuação do Psicólogo no SUS: Análise de alguns impasses. Psicol. Cienc. prof., Brasília, v.30, n. 2, de 2010. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000200013&lng=en&nrm=iso>. acesso em 26 de setembro de 2013.