Hoje comemora-se o dia do profissional nutricionista.
Um dia como todos os outros, um dia para rir e chorar.
Dia em que nos confraternizamos com os colegas que fazem parte desta rede e que acreditam numa saúde pública, democrática, de inclusão.
Mas um dia para chorar outros profissionais que continuam praticando uma clínica autoritária, prescritiva.
Um dia para acreditar nos nutricionistas que compoem os NASFs, participando de apoio matricial, fortalecendo rodas.
Mas um dia para propor a revisão das universidades que deformam estudantes para uma saúde que prescinde da inclusão dos interessados "pacientes".
Gostaria de ver esta rede povoada de colegas nutricionistas pois assim saberia que estão engajados em favor da saúde pública brasileira. Felicidades aos que já fazem parte desta rede!
Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC
10 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por patrinutri
O que me encanta nesta vida na área da saúde é poder ser multidisciplinar!
Olhar para o lado, para a frente, para trás e ver refletindo em minha história profissionais de muitas formações mas que compartilham este sonho do SUS que dá certo!
Bjs Patrícia
Por Cláudia Matthes
nesse bombardeio da vida que nos trazem mensagens duplas…as vezes o tiro saí pela culatra.
Acho que precisamos garantir acesso as mensagens corretas que nos dêem novos caminhos para trilhar em defesa da vida.
Se existem profissionais desconectados da realidade é sinal que re=xistem universidades que não avançam em fornecer conhecimentos adequados ou/e que são manipuladas por outros meios. E pq não dizer que existem ou re-existem desejosos que continuemos a nossa briga enquanto outros ganham muito dinheiro.
Enquanto gastamos balas erradas…alguém continua vendendo seu peixe!
Salve-se Magali ….vamos dividir as melancias.
Um beijo com muito afeto, carinho cabendo dizer para você que deveria haver um dia da mulher inteira:
mulher,mãe, nutricionista, especialista em letras, amiga, competente, divertida, editora de redes, apoiadora – tutora….enfim, isso sim é motivo de valorizar – Parabéns Pati por tudo que vc é e representa!
Amo vc
com carinho
Cláudia Peju
Por patrinutri
Obrigada por sua reflexão sempre aliando respeito e carinho.
Assim vou aprendendo e seguindo minha história que começa com a Dona Nair ou até mesmo muito antes nas aulas de saúde pública, mas que ficou guardada até achar minha turma da humanização, da rede, de Peju, de Sampa, de Fortaleza, de Natal, de Manaus, do Mato Grosso, e até em Barcelona!
Esta turma que me faz lembrar minha utopia e realizar minha vida!
Obrigada grande beijo a todos desta rede!
Patrinutri
Por Luciane Régio
Salve os/as Nutris!!
Em especial esta amiga potente, Pat! Estou diariamente junto com pessoas portadoras de Hipertensão, Diabetes, Estomizados e Idosos, como Enfermeira, não sei mais trabalhar sem rede, em especial com a nutricionista, minha colega Alessandra! E temos muito que avançar, trabalhar em prevenção, em rede, nas escolas, bairros! Aprender a controlar, escolher os alimentos, diante de tantos apelos, facilidades (cada vez maiores os supermercados, o salário, senão o mesmo, menores…)… Compreender a necessidade de avaliar as necessidades, comparar e comprar alimentos que fortaleça a vida! Como balancear? Enlatados, condimentos, gorduras disfarçadas… Angústias, ansiedades, solidão… Muitos os refugiados de si! Muitos os escravos do consumismo. Muito trabalho para nós em equipe!!!
Beijos, força e carinho!
Lu
Por patrinutri
pois é para quebrar as barreiras da verticalização do tratamento da doença temos que produzir saúde nas instituições favorecendo o trabalho verdadeiramente em equipe, interdisciplinar, clínica ampliada.
Bjs Patrícia
Por Erasmo Ruiz
Patrícia, diante desse seu texto desabafo, cheguei a conclusão que as coisas não são muito diferentes em outras plagas…coincidências…estranhas coincidências…quando percebemos que outras profissões de saúde acabam formando pessoas para serem muito mais profissionais da doença. Mas, não resisto a fazer uma observação sobre o dia da nutricionista: "tudo que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda". Ai que vontade de um bacon com ovos! Mas se a gente não quer só comida ou se nem só de pão viverá o homem, a comida é essencial para que a gente tennha diversão, arte e espiritualidade. Que seja boa, de preferência com uma ótima supervisão nutricional para promover a saúde do corpo e da alma. Bj e carinho do ERASMO
Por patrinutri
Caro amigo,
Suas palavras é que nos alimentam a cada dia nesta rede.
E também preciso confessar que muitas vezes esta dieta proposta no seu comentário também serve de tratamento para muitos seguidores de Beverly Hills.
Pois é acho que fico mesmo adepta do equilíbrio : prato bom é prato cheio e colorido!
Bjs Pat
Patrinutri,
Seus comentários contemplam também o que sinto. O que me encanta é a troca de experiências, o compartilhamento, os diferentes modos de pensar, fazer e refazer em conectividade.
Você faz tudo isso acontecer por aqui…Parabéns às nutricionistas!
Com muito carinho,
Jacqueline
Por patrinutri
Querida seu carinho me alimenta , me nutri, me alegra!
Obrigada por sua presença nesta rede!
Bjs Pat
Por Sonia Mara de Fatima Ferreira
Acredito que para se comemorar Pati pois a até pouco tempo esta profissão tão importante não existia, é recente, cresceu e esta ganhando espaço, claro que muito tem que se conquistar mais na área da saúde é assim veja por nós enfermeiros que estamos nos primórdios dos cuidados e ainda lutamos por reconhecimento, estamos sempre galgando por espaços precisamos nos unir para nos fortalecer como profissionais da saude por uma saúde publica de qualidade, parabens.