ACCR EM SANTA CATARINA
Aconteceu nos dias 17 e 18 de junho a primeira etapa da capacitação sobre ACCR e Redes para trabalhadores e gestores dos hospitais e outros serviços (SAMU, corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, etc) que realizam atendimento de urgência e emergência em SC.
O evento é uma realização da SES/SC, através da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, em parceria com o MS/PNH/SAS, e contou com 75 participantes nesta primeira etapa. Nos dias 01 e 02 de julho, outros 75 trabalhadores e gestores estarão sendo capacitados.
O evento contou com a participação dos consultores da PNH Clara Sette Whitaker, Eduardo Mendes Ribeiro, Patricia Silva, Fernanda Beck e Maria Claudia Matias.
Além de uma apresentação sobre a PNH, ACCR e Redes, foram realizadas apresentações sobre a experiência de ACCR no Hospital Regional de São José, em andamento desde novembro de 2007, e que recebeu apoio técnico da consultora Adriana Mafra, da PNH.
Também foi realizada uma apresentação sobre a Política de Atenção às Urgências e Emergências, pelo Dr. César Nietzchke, coordenador da área no estado, e sobre o protocolo de Manchester, pelo Dr. Welfane Cordeiro Jr., organizada pela SES/SC, a fim de conhecer melhor esta ferramenta.
As instituições presentes elaboraram uma primeira reflexão sobre linhas de ação possíveis na implantação do ACCR, a partir da realidade local. O plano de ação definitivo destas instituições será construído localmente, após a realização da segunda turma.
O evento foi positivamente avaliado pelos participantes, que expressaram a vontade de desencadear o processo de implantação do dispositivo, por vislumbrarem nele a possibilidade real de mudanças significativas – e necessárias – para os serviços.
NO evento, os participantes manifestaram interesse e esperança em relação ao dispositivo, vendo nele uma possibilidade animadora de reorganização do processo de trabalho. Valeu, pessoal!!
Claudia Matias
Por patrinutri
Como disse a Clau este evento não significou mais uma ação em nosso fazer em SC, mas um espaço político especialmente construido no sentido de adesão ao modo de fazer da PNH no estado, dado o grau de envolvimento conquistado junto aos gestores e trabalhadores das unidades envolvidas às urgências e emergências neste território.
Mobilizaçao esta que temos plena convicção que se espraiará através dos participantes desta turma, e da turma que ainda acontecerá, para os processos de trabalho das unidades de saúde envolvidas.
Apesar do frio intenso que nos afastou do mar que estava tão perto de nós, o calor produzido no encontro é uma potente dispositivo para o fazer na saúde em SC. Esta é a nossa aposta!
Gostaria de tornar público meu agradecimento aos companheiros da PNH que contituem esta roda conosco:
minha grande companheira de SC Maria Cláudia Matias, Clara Sette Witaker de SP, Fernanda Luz Beck e Eduardo Mendes Ribeiro do RS.
Esta sem dúvida é força instituinte da PNH : a produção de coletivos que une os diversos estados do Brasil.
Grande abraço a todos,
Patrícia S. C. Silva