Mais uma vez os servidores da saúde de Roraima foram sensibilizados para as temáticas da Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS, com a II Oficina de Ambiência, que encerrou nesta quarta-feira, 09. O encontro foi dividido em dois dias, contando com a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS).
A coordenadora do processo de trabalho da Política na Macro Região Norte, Terezinha Francisca Moreira, e a arquiteta e urbanista e consultora da PNH, Mirela Pilon, finalizaram a primeira fase do processo de formação voltado a Política Nacional, no Estado.
A partir de agora, a coordenação de Humanização Estadual vai traçar, junto ao Ministério, o Curso Temático de Formação/Intervenção em Ambiência e Processo de Trabalho na Saúde, que tem objetivo de formar “apoiadores” da Humanização para o SUS, já sensibilizados nos encontros anteriores. O evento terá data em 2010, e vai trabalhar com servidores e gestores.
Para as representantes do MS, as impressões sobre a saúde estadual são positivas. “Percebemos mudanças salutares e significativas na macro e micro política em Roraima, o que vai favorecer a implementação das ações que favorecem o aprimoramento do SUS”, destacou Terezinha.
Segundo ela, os servidores demonstraram compreender que o trabalho de humanização nas unidades de saúde deve acontecer de forma conjunta, e principalmente, que deve haver um maior interesse a cerca dos assuntos da Política Nacional. “É preciso que os funcionários da saúde se aprofundem no conhecimento das diretrizes da PHN, pois essa é a maneira mais eficaz de as colocarmos em prática”, explicou.
O tema de destaque da oficina foi a ambiência, dispositivo da política que favorece o componente afetivo, tanto do ambiente que acolhe os pacientes quanto da relação e interação entre usuários e servidores. “A intenção é que o ambiente hospitalar seja também social, ao invés de representar doença e tristeza”, finalizou Terezinha.
O coordenador estadual da Humanização, Wagner Costa, também considera que o encontro tenha sido um passo importante para implementar as atividades relacionadas a Humanização. “Já existem ações em andamento e boa intenção por parte dos funcionários. Tudo para que possamos realmente humanizar o atendimento, os ambientes, e melhorar a saúde pública do Estado”, disse o coordenador.
CAROLINA COSTA – ASCOM/SESAU
Por patrinutri
Muito legal acompanhar este movimento aí em Roraima!
Tá longe a nossa humanização!
Desculpem mas não resisti a ousadia de incluir a foto do evento neste post.
Grande beijo aos amigos aí tão distantes no território mas juntos no propósito de um SUS que dá certo!
Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC