trabalho do texto de Sarafim Barbosa
Atividade do 2º Modulo do Curso de Apoiadores
Professora: Gilvania
Aluna: Marileide Maria dos Santos Silva
O Artigo em tela, busca estudar a estrutura, princípios e diretrizes do Trabalho, desenvolvido na busca da humanização da Assistência a Saúde, a partir dos Princípios basilares da Política Nacional de Humanização (PNH).
Inicialmente, no tópico “de como se articulam os Conceitos Estruturais da PNH, com base para análise do Trabalho em Saúde ”, foi apresentado os princípios básicos da PNH, quais sejam: a Transversalidade, o Indissociabilidade, e a afirmação do Protagonismo e Autonomia dos Sujeito.
Foi conceituado as Diretrizes e Dispositivos, que juntamente com os Princípios formam a Estrutura da Política de Humanização.
O Processo de Promoção de Saúde, é formado por três elementos fundamentais: Sujeito, Coletivo e Analisadores Sociais, que juntos formam a Tríplice Inclusão, que visa transformações nas relações sociais envolvendo Usuários, Trabalhadores e Gestores.
O segundo tópico “ampliando a capacidade e análise–intervençaõ do sujeito com base em alguns focos de analise do trabalho ”. Este teve como foco os Trabalhadores/Equipes, no processo da produção e transformação na saúde, como elemento principal.
Apesar do esforço da PNH em demonstrar que trabalho integrado em equipe é mais produtivo e gratificante, ainda há ineficácia em realizar esse modo de trabalho, havendo uma resistência por parte da própria equipe.
A PNH, por fim, busca instigar novas possibilidades para o profissional, no sentido de ser e trabalhar no Campo da saúde, transformando as situações que aparecem, e promovendo mudanças para se e para o coletivo.