Aderbal Canibal, o (médico) palhaço que agita a cena pessoense
Por Sonielson Luciano de Sousa
Profissional veio a Brasília coordenando uma “trupe” de palhaços para mostrar um pouco do trabalho que desenvolvem na capital paraibana.
Palhaco Aderbal
O médico Aldenildo Costeira “encarna” o palhaço Dr. Aderbal Canibal – foto: Paulo André
Nascido em João Pessoa 47 anos atrás, o médico Aldenildo Costeira é um dos militantes da chamada medicina preventiva, onde o foco está na capacitação dos agentes envolvidos em saúde, para que estes possam encarar a lida como “cuidadores”, e não como meros funcionários. Adenildo percebeu, quando ainda trabalhava em Sobral, no interior do Ceará, e depois de observar o trabalho dos “Doutores da Alegria”, que este poderia montar personagens cômicos para levar alegria e informação aos pacientes. Foi daí que surgiu o Dr. Aderbal Canibal, desde 2010 atuando em João Pessoa, e que veio a Brasília coordenando uma “trupe” de palhaços para mostrar um pouco do trabalho que desenvolvem na capital paraibana.
Para ler a entrevista completa, acesse o Portal (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento.
Por Rejane Guedes
Num desses aparentes acasos encontramos o palhaço Aderbal Canibal e a médica Janine na mesa de jantar da IV MostraSUS. Parecia que fios invisíveis estavam prestes a tecer novas conexões.
Conversamos sobre a importância da alegria nas práticas em saúde. Ele ainda com sua roupa de palhaço brincava, nos fazendo rir.
Comentamos que faríamos apresentação de relato sobre o acolhimento aos médicos (Programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte) na Tenda do Conto no dia seguinte.
Com grata surpresa nos reencontramos na apresentação. Descobrimos que seu exemplo de sanitarista e defensor do SUS era lembrado com respeito por outros médicos da Paraíba.
Penso que a Mostra possibilitou diversas conexões de saberes e práticas que contagiarão a atenção básica. Parabéns a todos s participantes, Curadores e apoiadores dessa bela composição.
Rejane Guedes. 15/03/2014