PNH nos Tabuleios do alto Parnaíba.
PNH– No Serrado Piauiense
A Política Nacional de Humanização esteve nos tabuleiros do Alto Parnaíba, aglomerados que integram 19 municípios do Estado do Piauí ,sendo o aglomerado 25 formado por:Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro ,Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e a cidade de Uruçui ,onde aconteceu a Oficina de Humanização, voltada para profissionais da Rede de Atenção Básica, e teve como público equipes da Estratégia Saúde da Família ,Agentes Comunitários de Saúde ,Dentistas, membros do Conselho Municipal de Saúde, Coordenador, secretário, e funcionários do hospital Regional Dirceu Mendes Arcoverde que é referencia para todo o território.
A oficina versou sobre os dispositivos, Acolhimento e Acolhimento com Classificação de Risco, Ambiência, Gestão Participativa, Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e Redes, com foco no acesso, vínculo, cuidado e responsabilização como tecnologias leves no processo saúde-doença. Utilizou-se de uma metodologia construtivista onde os participantes construíram o fluxograma, delineando os processos de trabalho, a construção de grupos e a participação foi considerada muito boa.
Percebeu-se nas falas dos participantes que política nacional de humanização já está presente em algumas ações do cotidiano daquelas equipes somando-se assim ao interesse dos presentes em materializá-la, e que na rede daquele território existem situações que necessitam de um acompanhamento institucional e que estratégias de enfrentamentos precisam ser elaborados para a construção de uma saúde mais humana e resolutiva e de qualidade naquele território. Ao final realizou-se uma avaliação acerca da oficina, considerada positiva pelo grupo.
O evento foi uma iniciativa do colegiado Inter gestor Regional-CIR, com a participação da CIES e do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí junto a Regional de Saúde da cidade de Uruçui