EDUCAÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

18 votos

 

https://youtu.be/tTtAE8fPaq4

 

O presente projeto de extensão é estimulado pela reflexão sobre a importância da inclusão de metodologias de planejamento, didática e práticas pedagógicas para fortalecimento e efetividade na aplicação das medidas de educação em saúde bucal.

O projeto conta ações de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação e a Faculdade Maria Milza (FAMAM). O lócus de estudo do projeto serão as escolas  municipais de Governador Mangabeira, e terá como população de estudo  os escolares regularmente matriculados.

A proposta de desenvolvimento de  atividades educativas junto a este grupo populacional fortalece o tripé do ensino- pesquisa- extensão e corrobora para uma formação pautada na capacidade para compreender em bases científicas a variedade de aspectos do comportamento humano e social, e de outro, a natureza e os fatores que influenciam o processo educativo, a mudança de comportamento e a importância da interdisciplinaridade e da humanização na saúde.

Partindo das idéias de Paulo Freire, onde ele define o processo educativo como sendo uma construção contínua de saberes, no qual todo o conhecimento adquirido é envolto na crítica que o sujeito tece ao seu respeito e afirma que a majestosidade da educação está na maneira com que os educandos compreendem a realidade e não em como o educador a interpreta; o objetivo deste projeto extensionista é elaborar e implementar um planejamento de ação para promoção da saúde bucal, contribuindo para a melhoria da “qualidade de vida” das crianças das escola municipais de Governador Mangabeira.

Inicialmente forão realizadas discussões em sala sobre a temática educação e educação em saúde, práticas educativas, empoderamento, protagonismo social, e práxis pedagógica. Após a reflexão bibliográfica são planejadas as ações e firmadas parcerias, e executada a proposta metodológica.
As atividades em campo serão conduzidas de forma lúdica por meio do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, modalidade teatral que estimula a discussão e a problematização de questões cotidianas com o objetivo de promover reflexão sobre as relações de poder e transformação social.