Abertura da Semana Nacional de Humanização movimenta Ministério da Saúde em Brasília-DF

20 votos

min_0.jpg

cor_0.jpg

 

A Semana Nacional de Humanização teve sua abertura realizada hoje, no Auditório Emílio Ribas, localizado no Ministério da Saúde em Brasília, a mesa de abertura contou com a presença do ministro da saúde, Arthur Chioro, representantes do CONASS, PNUD e CONASEMS; o  coordenador da Política Nacional de Humanização, Gustavo Nunes de Oliveira e o  Coordenador da Semana Nacional de Humanização, Fábio Alves.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro fez a abertura oficial e falou sobre a importância de humanizar o atendimento do SUS. "O nosso desafio  é ir além de nossos serviços. Humanização não é só ambiência, como muitos pensam. Humanização não é feita por uma ou  duas pessoas, mas por várias pessoas preocupadas em fazer um SUS melhor,"pontuou.

Em seguida houve a entrega feita pelo ministro de menção honrosa aos vencedores do Concurso Cultural:"Somos parte do SUS que dá certo", realizado pela PNH ano passado,  que escolheu 10 vídeos com experiências exitosas do SUS. Chioro também lembrou do Dia Mundial da Saúde comemorado hoje. "Nessa data tão importante para a saúde, fico feliz em premiar essas experiências," afirmou.

Os participantes da cerimônia foram presenteados também por um cortejo animado feito por apoiadores da PNH, que cantaram animadamente fazendo um convite a todos que passavam pelo lugar a conhecer e discutir a humanização.

O coordenador da PNH, Gustavo Nunes de Oliveira ressaltou a importância desse evento, mobilizado pelos gestores, usuários e trabalhadores do SUS. "Humanização é a valorização e  o respeito dos direitos efetivos. A PNH trabalha para que o SUS seja coletivo como deve ser. A Semana de Humanização é uma oportunidade de evidenciar experiências a partir do cotidiano e o olhar dos brasileiros. Queremos valorizar e amplificar o Humaniza SUS," disse.

O coordenador da Semana Nacional de Humanização, Fábio Alves, falou do trabalho que a PNH exerce na gestão e afirmou ser essa a alma do SUS. Sobre os vídeos vencedores o coordenador disse: "Essa experiência para sensibilizar o trabalhador é maravilhosa.  O SUS baseado no trabalho multiprofissional é fundamental e contempla a humanização."

"É difícil implementar humanização. Mas não queremos desqualificar as tecnologias,mas, sim valorizar o protagonismo das mulheres na hora do parto", disse a representante do Instituto de Saúde Elpídio Almeida, Nicole Viana Leal, ao receber a menção honrosa. 

"Iniciamos nosso atendimento humanizado implementando um conselho local com a participação dos usuários. Depois desse concurso, surgiram outras inúmeras práticas de humanização em nosso hospital. Agradecemos a PNH por isso," afirmou a  representante que recebeu menção honrosa em nome  do Hospital de Doenças Tropicais, Andrea Silva.

A PNH mobilizou por meio de seus apoiadores e de sua rede mais de 35 mil pessoas em atividades espalhadas por todo o País, o evento simultâneo promete durante toda essa semana debater a humanização e sacudir os cidadãos em busca de um SUS melhor, mais qualificado e humanizado.