Piquenique no Parque da Cidade! – Semana Nacional de Humanização

15 votos

imgp1464.jpg

O Projeto “Hidroterapia para Gestantes” é uma das estratégias de Humanização do Pré-Natal do Município de Rio das Ostras, e funciona desde 2013 na piscina aquecida do Parque da Cidade do Município de Rio das Ostras. Tal atividade pertence ao “Programa de Saúde da Mulher”, sendo possibilitada pelo DEPSA (Departamento de Programas de Saúde) e SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), através de parceria com a SEMEL (Secretaria e Esporte e Lazer) e SEMBES (Secretaria de Bem Estar Social). Gestantes a partir do 3º Mês de gestação podem se inscrever na atividade, desde que liberadas via atestado médico, pelo ginecologista/obstetra que acompanha o seu pré-natal. A prática de Hidroterapia no período gestacional auxilia no tratamento dos possíveis distúrbios musculoesqueléticos e neuromusculares inerentes à gestação, promovendo alívio do quadro de dor em coluna e membros inferiores, desconfortos comuns na gestação, melhorando assim a qualidade de vida das gestantes, possibilitando uma recuperação pós-parto mais curta, favorecendo um retorno às atividades do cotidiano mais precocemente. Além do benefício físico, a atividade em grupo estimula socialização, trocas de experiências, solidariedade, formação de vínculos e laços afetivos entre as participantes, o que irá refletir significamente na diminuição da ansiedade, e melhora da qualidade de vida das gestantes assistidas.

imgp1456.jpg

Para celebrar a #semananacionaldehumanizacao, realizamos um lindo piquenique, nesta tarde muito agradável de 07 de abril de 2014. Foram convidadas a participar as usuárias gestantes, as usuárias que fizeram a hidroterapia durante a gestação e que já tiveram seus bebês, e seus famíliares, e outras mulheres que frequentaram o “Grupo de Gestantes” do Posto de Saúde de Nova Cidade, Unidade de Saúde de Referência da “Hidroterapia para Gestantes” do Parque da Cidade. Entre quitutes, mamadas, e trocas de fraldas, um bate-papo animado e interação entre os participantes. Tivemos a presença de “um pai”, que estava de férias e pode acompanhar a esposa no piquenique e o elegemos como “representante dos papais ausentes”! Uma vovó e outras filhas também compareceram a atividade. O bate-papo abrangeu assuntos, como: parto humanizado, humanização do atendimento no hospital, parto domiciliar, entre outros, além de trocas de experiências de parto. Para enriquecer o bate-papo, compareceram também a Assistente Social Rosita Amaro, e as mamães Elis Barbosa e Raquel Mendonça, que tiveram seus bebês de parto domiciliar, despertando o interessa das demais participantes! Foi uma atividade extremamente gratificante, onde ultrapassamos as barreiras institucionais e proporcionamos  as usuárias uma atividade de integração, lazer, e muito prazer, com a proposta de inserção da família, e da continuidade dos vínculos adquiridos durante o período de realização da “Hidroterapia para Gestantes”. A promoção de saúde, que é proposta com a atividade física especificamente, toma outra proporção, a partir da construção de laços afetivos e laços de amizade, que permanecerão adiante, mesmo após o término da atividade. O objetivo da proposta foi alcançado com louvor! Agradeço imensamente aos que compareceram e que acreditam no trabalho! Nosso piquenique foi uma celebração da vida, da alegria, do amor, do acolhimento e da amizade! E que venham outros!!!

 

imgp1411.jpg

“O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.” (Leonardo Boff)

imgp1433.jpg

imgp1469.jpg

imgp1426.jpg

imgp1461.jpg

10157388_10152308536064840_4443651892702472809_n.jpg

imgp1444.jpg