“Que possamos fazer outras Semanas Nacionais de Humanização”

20 votos

nuvem_de_tags.jpg

Com esta fala o coordenador nacional da PNH Gustavo Nunes de Oliveira fez o encerramento da Semana Nacional de Humanização  no auditório Emílio Ribas, na Sede do Ministério da Saúde.

O coordenador lembrou a mobilização nacional da Semana, que desde o início foi descentralizada, participativa e colaborativa, com possibilidade de qualquer pessoa cadastrar atividades e realizá-las em   suas próprias cidades, ao invés de promover um evento único e restrito em Brasília, por exemplo.

"A PNH optou por um evento formado por centenas de eventos simultâneos, que fossem interligados por meio das transmissões online e potencializassem o protagonismo das pessoas, nas suas regiões, serviços e cidades. Finalizar a Semana com mais de 800 atividades cadastradas em todo o país mostra que a PNH fez a melhor opção", afirmou.

Ele ressaltou também a Tenda HumanizaSUS como possibilidade de debate entre os servidores de todas as áreas do Ministério da Saúde, e adiantou que, em parceria com o Coletivo MS,esse movimento de rodas de conversa no Ministério deve continuar. " Foi um pedido de vários trabalhadores do Ministério, que participaram das rodas e perceberam aquele espaço como importante para se pensar o trabalho", disse.

A partir da iniciativa dos comunicadores do Departamento de Atenção Básica, boa parte das rodas do Ministério da Saúde foram filmadas e serão editadas em  vídeo em breve.

 

Trabalho em rede

A equipe da Rede HumanizaSUS prepara agora uma série de materiais sobre a Semana Nacional de Humanização, como a nuvem de tags que ilustra este post, e mostra as palavras mais frequentes nos posts da Rede HumanizaSUS durante a Semana. A imagem foi produzida pelo editor da RHS  André Benedito, que também cuidou das transmissões online das cinco regiões brasileiras.

 " Fiquei  na Casa de Máquinas da Rede HumanizaSUS, acompanhando transmissões online e de olho na RHS, para ter certeza que ela aguentaria toda a mobilização da semana. Fomos de uma média de 2500 visitas para 4400. Ver todo este movimento antes e durante foi lindo, mas o sangue correu na veia quando, por brincadeira, resolvi juntar todas as fotos, de todos as postagens desta semana. Olhar estas pessoas e lembrar que a semana foi feita por estas pessoas, de maneira voluntária e descentralizado me renova a esperança."

Clique aqui para ver o álbum com todas as fotos da Semana Nacional de humanização 

 

A Semana em números

  • 202 cidades envolvidas;
  • 27 estados;
  • 847 atividades cadastradas;
  • 245 posts publicados na RHS ( quatro vezes mais que a média de publicação semanal na RHS) ;
  • 5 mil cartazes enviados;
  • Quase 200 mil fliers enviados ;

Calcula-se que, se em média, cada atividade realizada contou com a participação de 50 pessoas ( considerando-se que algumas previam 300 pessoas, outras menos que isso) estima-se que cerca de  40 mil pessoas estiveram mobilizadas em todo o país.

A PNH vai emitir certificação para todos os organizadores das atividades da Semana Nacional de Humanização. Para receber seu certificado, é preciso que pelo menos um post relatando a atividade seja publicado na Rede HumanizaSUS.