SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DF – Ações Estratégicas – parceria entre MS e SES/DF
ABERTURA – 07/04
Participaram gestores/trabalhadores da SES/DF e apoiadores da PNH com a presença do Coordenador Nacional da PNH – Fábio Luiz Alves que convocou a pensar a Humanização do SUS nos seguintes eixos:
A) Eixo da gestão – Qual o sentido que estamos dando para a transformação das práticas anti-taylor, anti-vertical, anti-especialismo? Desafio aprender fazer gestão participativa e co-gestão!
B) Eixo Modelo de Atenção: construção de redes de atenção –
colocando a importância da Atenção primária como resolutiva. Como vamos organizar uma equipe de referência produzindo no tempo e responsabilização de vínculo?
C) Eixo do usuário: Saúde como direito é mais que acesso universal é consciência sanitária – como propor aos usuários estar mais com a gente? Todas unidades tem que ter conselho gestor – a escuta dos usuários qualifica a clínica.
O Subsecretário de Atenção à Saúde – Roberto Bittencourt, reafirmou a PNH como política de gestão na SES/DF e enfatiza a importância da implementação do ACR em todas as portas de entrada para a mudanças realizadas e enfrentamento da superlotação das emergências.
Foram apresentadas experiências exitosas de implementação PNH: HMIB (cogestão) Gama APS (clínica ampliada) Ceilândia (ACR) e Práticas integrativas.
A coordenação da PNH da SES/DF – Simone Barcelos, juntamente com os apoiadores PNH das regionais trabalharam ativamente para a realização da Semana de Humanização no Distrito Federal.
CASA DE PARTO SÃO SEBASTIÃO – 08/04
Grande mobilização, uma parceria entre SES/DF e PNH/MS! Momento incrível que colocou em pauta o tema “Humanização do Parto e Nascimento” com a participação de Esther Vilela na mesa de abertura. Também estavam presentes na mesa gestores das regionais (Paranoá e São Sebastião), gestora casa de parto, representantes do Conselho de Saúde local, com afirmação do compromisso em fortalecer esta instituição pelo importante papel humanização e defesa do direito da mulher na rede SUS DF.
Circularam neste dia em torno de 250 pessoas, com a inclusão gestores, trabalhadores das demais regionais de saúde, residentes, usuários e apoiadores da PNH e área técnica da saúde da mulher, com apoio da Assessoria de comunicação do MS durante todo o evento. O encontro foi transmitido on-line pela redehumanizasus.
Vimos um serviço potente com as diretrizes da PNH implementadas, mas sem visibilidade na rede de saúde do DF. As visitas guiadas demonstrou aos participantes a experiência viva do SUS QUE DÁ CERTO ali tão perto!!
Ali pulsa a potência do trabalho em equipe e persistência no enfrentamento das dificuldades para mudar a lógica do modelo de atenção ao parto! Vimos a cogestão, em ato em defesa da vida!!
Equipe de Trabalho da Casa de Parto São Sebastião
Participação do Conselho de Saúde Local
Por olga matoso
Na Semana Nacional de Humanização/2014 o DF estreou…e se "amostrou" na RHS. Há experiências espalhadas pelas várias Regionais de Saúde do DF fazendo um SUS que dá certo, onde gestores e trabalhadores estão se encontrando nas diferenças e construindo o comum. Tivemos a oportunidade de participar de algumas delas que mais à frente estarão aqui também se "amostrando". Vamos lá! Vamos buscar os usuários, os movimentos sociais, a sociedade civil pra dentro da rede SUS e buscar no método da tríplice da inclusão da PNH, mais um "aliado" para o fortalecimento desse SUS, que queremos de todos e de qualquer um.