Demasiadamente Humano (para um planeta tão plural)
Um Oceano de plástico
Durabilidade, estabilidade e resistência à desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.
Foto do vórtex
No oceano Pácífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de
1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico.
Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.
Por Sonia Mara de Fatima Ferreira
É uma grande preocupação tudo que compramos acaba gerando lixo, no mercado tudo vem embalado, lojas enfim, no final o lixo fica transbordando o que nos preocupa é que a maioria das cidades não tem coleta seletiva e muitas tem mas acabam jogando tudo no mesmo lugar, a natureza já esta devolvendo, aumento das chuvas, tufões, o mar dando sua resposta, desastres inesplicáveis ? NÃO, é o desequilibrio causado pelo homem que não sabe cuidar do lugar onde vive, precisamos concientizar urgente.