O SUS é a maior política de inclusão social na saúde
Compartilho esta interessante entrevista do Eugênio Vilaça sobre o SUS.
Na entrevista em destaque, ele faz uma avaliação do SUS, pontuando questões importantes como os avanços conquistados, financiamento, investimentos e os desafios para as mudanças desejadas, dentre outras.
"O SUS apresenta numerosos e resultados positivos. Isto pode ser verificado por uma produção anual de serviços: mais de 2 bilhões de procedimentos ambulatoriais, mais de 11 milhoes de internações hospitalares, mais de 10 milhões de procedimentos de radioterapia e quimioterapia, mais de 200 mil cirurgias cardiácas por ano e mais de 150 milhões de vacinas.
O SUS pratica políticas de saúde que são referências internacionais como o Sistema Nacional de Imunizações, o Programa de Controle de HAI/AIDS e o Sistema Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos, que tem a maior produção de transplantes de órgãos realizados por sistemas públicos do mundo.
A Estratégia de Saúde de Família é, por sua extensão e cobertura (120 milhões de brasileiros), o mais amplo programa de atenção primária à saúde do planeta".
Como o material jornalístico do blog é protegido por lei, o texto somente pode ser visto através do link
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,sus-e-a-maior-politica-de-inclusao-social-na-saude,1530727