Humanização da saúde: somando esforços para transformar o Brasil
Lydiane Prieto
Uma saúde pública que vá além da rotina de atender e medicar é um sonho de todos os brasileiros. De forma simples e com um pouco de treinamento o profissional pode aperfeiçoar e muito a saúde pública. Acolhendo, dedicando seu conhecimento para amenizar o sofrimento e realizar um atendimento humanizado, voltado não somente para o bem estar físico dos pacientes, mas também mental, emocional e social.
Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde atua de forma direta para melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde valorizando usuários, trabalhadores e gestores, ou seja, todos os envolvidos no processo de produção de saúde.
Humanizar
Implantar a Humanização nos centros de saúde exige um esforço conjunto por toda a rede de atenção do SUS. Requer também uma mudança de postura dos envolvidos desde o primeiro contato com o paciente até a finalização do atendimento.
Entre as diretrizes desta política estão o acolhimento, incentivar o diálogo, promover a gestão participativa e o trabalho em equipe. Nesse contexto, surge a necessidade de um trabalho específico em valorização profissional.
Exemplos de sucesso
O atendimento aos recém-nascidos tem mostrado como é possível mudar a realidade nos hospitais da rede pública com apenas alguns ajustes. Exemplo disso é a recuperação acelerada de bebês em UTIs neonatais quando os pais são chamados a participar. O momento do parto também tem se tornado cada vez mais humanizado na rede pública. Com isso, as famílias conseguem, com mais segurança e carinho, construir um futuro mais tranquilo e saudável.
Formar Apoiadores
Para alcançar a excelência no atendimento, a PNH realiza treinamentos em parceria do Ministério com secretarias de saúde e universidades. Uma pesquisa avaliou os cursos de Formação de Apoiadores nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, 99% dos profissionais reconhecem que a capacitação foi um importante passo em direção a uma mudança de cultura que influenciou positivamente no desempenho.
A iniciativa também pretende ampliar a habilidade de análise e estimular a busca de soluções. Além de capacitar trabalhadores e gestores públicos que tratam a saúde como um direito do cidadão. Este é o perfil daqueles que apoiam a humanização e até o final de 2014 serão mais de três mil profissionais treinados em todo o país.
Por fabiobhalves
Olá Lydiane.
Seu post está didático e muito compreensível.
Você passou pelo tema “Trabalho em Equipe”.
Em que medida você considera este tema importante para a PNH?
Saudações de Fábio BH Alves e até a VITÓRIA!!! ( Coordenador da PNH)