Agente de Saúde do Agreste/Sertão do Nordeste precisa de vários “EPIs” para se proteger do sol
2 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Oi Clyton,
Essa foi uma das discussões presente no fórum dos movimentos sociais realizado em Teresina em novembro de 2013.
O Piaui é considerado o estado mais quente do país, e os trabalhadores que transitam muito nas ruas, como agentes de saúde, carteiros, garis dentre outros trabalhadores, necessitam de equipamentos adequados para proteção dos raios solares que são intensos no estado, pelo clima predominantemente tropical. Os carteiros e garis já usam EPIs. Os motoqueiros usam luvas de canos longos.
Para os nossos agentes de saúde, além de EPIs, solicitamos a disponibilidade também de protetor solar. A incidência de câncer de pele no Estado é muito alta.
Todos esses trabalhadores supracitados, mais do que os outros, necessitam de uma proteção especial. O ideal seria as unidades de saúde do estado disponibilizarem chapeus, sombrinhas e protetor solar pra todos os necessitados.
Aqui em Teresina já é comum encontrar nas ruas, mulheres usando sombrinha e ou chapeu.
Muito bacana essa discussão disparada Clyton! Valeu!
Abraços!
Emília
Por patrinutri
Legal esta sua publicação por aqui Clyton, aqui em Blumenau e na região do Médio Vale também temos que nos preocupar com isso pois estes profissionais tão importantes para a atenção básica passam grande parte de seu dia de trabalho sujeitos as intempéries do clima. Nesta região temos um verão muito intenso e com o agravante que os descendentes de alemães e italianos tem ainda muito fortemente em devido a sua genética uma pele clara e mais suscetível a agravos de saúde relacionados a baixa quantidade de melanina. Temos aqui na região uma alta incidência de câncer de pele e muitos casos de hanseníase também.
Por aqui já é comum vermos as pessoas utilizando sombrinhas para se abrigarem do sol, em especial quem se desloca de bicicleta e quem precisa estar na rua no horário do meio dia. Os agentes de saúde recebem das secretarias municipais protetor solar, mas tenho dúvidas se fazem uso realmente. E mais uma vez os homens pouco se protegem. Raramente vejo um guarda chuva nas ruas a se proteger do sol, em geral são as mulheres que utilizam este artifício.
Valeu o alerta!
Temos mesmo que cuidar de quem cuida tanto da saúde!
Grande abraço,
Patrícia