Coletivo de integração ensino serviço de Alagoas
Para dar continuidade ao movimento iniciado no fim de 2014, no último dia 25 de Fevereiro aconteceu a segunda reunião do coletivo de integração ensino serviço que vem sendo composto por professores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.
As reuniões deste coletivo tem como objetivo principal trazer as instituições de ensino do estado para os locais de estágios, a fim de que seja possível proporcionar uma troca das experiências entre academia e campos de atuação onde os alunos são inseridos. Além disso, é de interesse desse coletivo dar suporte aos preceptores que, muitas vezes, acreditam estar desamparados diante da constante demanda de alunos em seus serviços.
Temos muito para conhecer e desmistificar, no entanto com o primeiro passo dado já percebemos que muita coisa pode avançar para qualificar o ensino e o serviço prestado à população.
Por deboraligieri
Querida Maryane.
Linda a iniciativa do coletivo de integração ensino-serviço que você compartilha aqui conosco. A troca de saberes é peça fundamental para a democratização da relações de saúde que se pretendem humanizadas. Envolver todos os setores da saúde – Universidade Federal de Alagoas, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – aumenta a capacidade de difusão e troca desses conhecimentos. Acho que a experiência poderia ser ainda mais enriquecedora se vocês acrescentassem um ator neste grupo: usuárixs do SUS e movimentos sociais. Fica aqui a minha sugestão!
Abraços,
Débora