Gestão em Saúde e seu “olhar integral”
Quando falamos em gestão logo imaginamos o ato de governar organizações, instituições, pessoas e insumos, por meio de técnicas, conhecimentos e ferramentas, afim de se obter um resultado, sendo ele de valor material ou não. A gestão da saúde está envolta nesse conceito, porém pensar em gerir saúde vai além de se satisfazer em "gerir recursos".
A Gestão em Saúde Coletiva é um campo interdisciplinar de produção e utilização de conhecimentos sobre a problemática saúde- doença – cuidado, embasada na Epidemiologia, Ciências Sociais em Saúde, Planejamento e Gestão em Saúde e Vigilância em Saúde. Todos esses conhecimentos têm como finalidade oferecer à sociedade uma saúde integral, atendendo a um direito cidadão assegurado por lei. Para isso, se faz necessário sair da visão biomédica do ser e se transportar para a visão integrada do indivíduo, levando em consideração todos os determinantes sociais e características individuais e coletivas que influenciam, diretamente ou não, no processo saúde-doença. E é exatamente por isso que fazer gestão em saúde é mais do que gerir recursos, já que isto implica em direitos, necessidades, peculiaridades individuais, necessidades sociais, modos de vida, sujeitos e diversas outras variantes relacionadas a saúde humana.
Você concorda, Por que?
Por daianesilva
Muito boa suas colocações, também compartilho da ideia de considerarmos o indivíduo como um todo com suas necessidades, peculiaridades e características sociais e não somente como o portador de uma enfermidade.
Abraços, Daiane