Olá,
Gostaria de saber a opinião de todos, a respeito do que o gestor poderia fazer para promover a prática interprofissional, visando qualidade e integralidade nas ações de atenção à saúde. Partindo do ponto que profissionais que trabalham em equipe, evitam a fragmentação da atenção a saúde, ampliam conhecimento, permitindo o desenvolvimento de inúmeras possibilidades de intervenções.
Abraço!
7 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Paola Alves
Já pensou em fazer o profissional se sentir parte do processo?Tanto de decisão, como de ação?
Também realizando todas as ações de comunicação, educação permanente e envolvimento entre usuários e cuidadores como a Yohanna jé mencionou.
Beijoos
Por Luciane Régio
Bem-vinda à RHS!
O método da tríplice inclusão da Política Nacional de Humanização (veja área da PNH: https://redehumanizasus.net/89207-gestao-trabalho-e-processo-de-trabalho-em-saude, no documento base: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_gestores_trabalhadores_sus_4ed.pdf – páginas 24-25!!)… Rodas de conversa seguindo esse método seria uma ótima ferramenta para a prática interprofissional.
Bjs,
Luciane
Por Cláudia Matthes
como psicóloga, te devolvo a pergunta, o que vc pensa disso?
Um grande abrasus
Cláudia Matthes
Por carinapaiva
Como gestora, acho que devo liderar uma gestão participativa e democrática, seria importante fazer com que os profissionais se sintam parte da instituição, valorizados e reconhecidos como parte importante do todo. Implantaria práticas interativas, motivando e buscando autonomia.
Para oferecer qualidade no cuidado, é essencial a formação de uma equipe participativa e de construir um ambiente que permite o bem estar coletivo.
Abraço
Por Cláudia Matthes
gosto dos dois, são muitos materiais sobre cogestão na rede, visite a nuvem de tags.
Um grande e afetuoso abraço
Peju
Acredito que como gestor, seria bastante importante apoiar, participar ou criar projetos de educação permanente inerente a formação profissional dos trabalhadores da área da saúde, atualmente existem diversas propostas que buscam transformar o conceito dos profissionais de saúde referentes ao trabalho em equipe e da importância de cada profissional no processo saúde-doença-cuidado.
Um exemplo que posso te dar é a do Programa da Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), originado pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). É um projeto de pesquisa composto por uma equipe de estudantes das diversas áreas da saúde e de preceptores que trabalham no SUS, que são orientados por um professor tutor, onde juntos combinam seus conhecimentos com o objetivo de ajudar a melhorar/aprimorar o SUS, e com isso acabam por mudar a percepção dos estudantes e também dos profissionais participantes para a importância de se trabalhar de forma multidisciplinar, para "evitar a fragmentação da atenção a saúde, ampliar conhecimento, assim permitindo o desenvolvimento de inúmeras possibilidades de intervenções" como foi citado em seu texto.
Link do site do Pró-Saúde: https://www.prosaude.org/
(Atualmente o site do PET-Saúde encontra-se indisponível)
Por yohannalvesb
Pensando o que eu poderia fazer, como gestora, para melhorar a relação interprofissional, concluí que o ponto mais importante é a comunicação entre os profissionais, e também entre profissional-paciente. Poderíamos então, construir espaços de troca e estimular a autonomia das equipes, para que elas construam seus próprios projetos de trabalho, buscando o envolvimento de todos.
Beijo!