Gestão Participativa em Saúde
Bom Dia!
A gestão estratégica e participativa em saúde pode fazer toda diferença para um bom planejamento e execução de ações, afim de oferecer qualidade na atenção a saúde de acordo com as reais necessidades de uma determinada comunidade. Para que ocorra a efetiva participação social na gestão da saúde, é fundamental que se implementem mecanismos de mobilização dos diferentes sujeitos relacionados ao SUS, fortalecendo a cidadania plena.
O Conselho de Saúde, que é um órgão colegiado, presente no âmbito nacional, estadual e municipal, composto por representantes do governo, profissionais prestadores de serviço da saúde e usuários. Possui justamente o objetivo de atuar no controle da execução de das política, porém, em muitos casos, é frágil na efetividade e na eficácia de sua atuação.
Na minha opinião, é necessário o fortalecimento dos conselhos, e o desenvolvimento de mecanismos de mobilização social, ampliando espaços coletivos de interação entre trabalhadores de saúde, gestores e movimentos populares.
Por carinapaiva
Concordo com você, o fortalecimento dos Conselhos seria também o fortalecimento do SUS, com a população participando e controlando efetivamente as decisões para ações de saúde.
É preciso estimular a participação social, e tanto o gestor quanto os profissionais de saúde possuem um papel significativo nesse processo. É importante entender que assim como a saúde é pra todos, os problemas de saúde também são, então deve haver uma corresponsabilização, e o entendimento que todos podemos contribuir para o processo de trabalho em saúde e garantir qualidade na atenção.
Abraço!