Trabalho em Saúde
Pesquisando um pouco sobre trabalho em saúde, encontrei vários conceitos acerca do assunto. Um deles é o “trabalho vivo em ato” que significa o trabalho humano quando executado determina a produção do cuidado, que interage com instrumentos, normas, máquinas, formando assim um processo de trabalho, no qual interagem diversos tipos de tecnologias com o intuito de produzir cuidado. Porém, nenhum trabalho com sucesso é construído sozinho, assim é conveniente dizer que todo o trabalho em saúde é sempre coletivo. Não há trabalhador de saúde que consiga sozinho dar conta do complexo objeto do ato de cuidar: o mundo das necessidades de saúde.
É interessante como o trabalho em saúde é dependente de ações de vários atores, uma completando a outra.
Fonte: Merhy EE, Franco TB. Trabalho em Saúde. EPJV / FIOCRUZ. 2005.
Disponível em: https://www.eeaac.uff.br/professores/merhy/indexados-05.pdf
Por Rejane Guedes
Boa tarde, Ariadne.
O trabalho vivo em ato pressupõe a interação com insumos, normas, discursos, processos de atenção e gestão. Essa afirmativa nos remete ao plano coletivo que afeta e é afetado pelas práticas. Aproxima-se de vários princípios da Política Nacional de Humanização.
Ensaio esse preâmbulo para conectar este modo de trabalho em saúde com a importância dos processos co-geridos , ou a prática corresponsável, na qual cada um se implica na produção coletiva do trabalho. A atitude colaborativa tem sido evidenciada em algumas experimentações no SUS e a redehumanizasus tem sido um rico espaço de visibilidade.
Gostei da imagem.
Até a próxima. Rejane.