Clínica Ampliada – compro essa ideia!
"…no plano da saúde coletiva, ampliar e compartilhar a clínica é construir processos de saúde nas
relações entre serviços e a comunidade de forma conjunta, participativa, negociada." (BRASIL, 2009)
Eu, como aluna de Gestão em Saúde Coletiva e como futura Sanitarista, acredito que a construção da Clínica Ampliada é um largo passo para o desenvolvimento de uma saúde integral e compartilhada. Todos sabemos que as pessoas portadoras de doenças estão inseridas em outros contextos e que estas não se limitam às expressões das doenças que são portadoras. Isso nos leva a pensar na existência de vários fatores e determinantes externos que podem influenciar no desenvolvimento da doença e interferir diretamente em seu tratamento. Por isso "fazer clínica ampliada" permite aos profissionais da saúde ver além da similaridade de diagnósticos, os permitem ver as singularidades de cada sujeito, tornando-os uno em suas patologias e consequentemente oferecendo um tratamento "personalizado" a cada um de seus pacientes, conforme as suas necessidades.
Texto base (e inspirador rs): https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_compartilhada.pdf
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Rianna,
Muito bacana provocar essa discussão sobre a Clínica Ampliada, uma das importantes diretrizes utilizadas pela PNH para qualificação do cuidado em saúde.
No seu texto, você fala das possibilidades da CA, como a valorização do sujeito nas suas singularidades, e a oferta de um atendimento personalizado de forma a atender todas as suas necessidades. Será que esses dispositivos são suficientes para darem conta de uma CA? Que outros dispositivos/ferramentas os profissionais de saúde deverão utilizar para a realização de um clínica adequada, ou seja, individualizada, protagonista e integral? Você pode nos falar um pouco sobre isto?
Compartilho alguns posts que fazem abordagens sobre o tema:
https://redehumanizasus.net/64120-discutindo-clinica-ampliada-em-alagoas
https://redehumanizasus.net/88944-projetos-terapeuticos-singulares-e-projetos-singulares-de-gestao-o-ver-sussao-paulo-em-maua-reinventando-o-trabalho-em-sau
Um bom curso!
Abraços!
Emília