A Clínica Ampliada, busca a articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas no que diz respeito ao trabalho em saúde, ou seja, todas as equipes trabalham em conjunto para um melhor resultado, a chamada equipe multiprofissional. É importante ao meu ver, pois trata-se o ser humano como um todo, não apenas da sua doença em si, excluindo por exemplo, fatores psicológicos ou até mesmo ambientais que levaram aquela pessoa adoecer, e isso, certamente um médico não irá considerar, já que "ele está lá apenas para escutar as queixas e medicar". A Clínica Ampliada, não desvaloriza nenhuma abordagem disciplinar, pelo contrário, busca integrar várias abordagens para possibilitar um manejo eficaz no trabalho em saúde. Desse modo, não só o médico é fundamental, todas as profissões na saúde possuem sua importância para uma abordagem eficaz com o paciente.
Referência:https://https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_compartilhada.pdf
13 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por yohannalvesb
Muito bom você ter compartilhado essa sua experiência profissional. Nós enquanto profissionais de saúde, devemos ter um olhar mais amplo com o paciente, passar confiança para que então você possa fazer algo para ajudá-lo. O segredo é a empatia, colocar-se no lugar do outro e como, ou o que gostaria que fizessem por você se estivesse naquela situação. Olhar um ser humano como se fosse um ser humano, não apenas um corpo ou uma doença, isso sim, faz a diferença!
Beijo
Por Paola Alves
A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o
enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia. (PNH edição 2013)
Mas, e como fazer clínica ampliada ?
Por yohannalvesb
Bom questionamento. Ao meu ver, para fazer clínica ampliada, é necessário, primeiramente da humanização, pois nada adianta ser um processo mecanizado que segue um passo a passo cada um fazendo seu trabalho sem nenhuma comunicação entre os envolvidos. Em seguida, é preciso envolver o sujeito no seu próprio processo de produção de saúde. Por exemplo: um paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial. O médico então diz que vai consulta-lo a cada 2 meses, receita a medicação além de informá-lo que terá que se exercitar e fazer uma mudança na alimentação. O sujeito então passa a tomar a medicação, se exercitar e diminuir o sal da comida. Porém, com o tempo, percebe que sendo vegetariano, cuidando da horta que cultivou e dos bichos que passou a criar, não necessitava de remédios, muitos menos de ir ao médico a cada 2 meses, possuindo hipertensão controlada e sendo saudável da melhor maneira que encontrou. Espero que tenha entendido esse meu pequeno exemplo.
Abraço!
A Clínica ampliada vai muito além de uma simples consulta. Ela se caracteriza por um atendimento em que a autonomia e o protagonismo do usuário sejam valorizados, em que todas as queixas, e até o que não foi dito, mas que ficou nas entrelinhas da fala do usuário sejam escutadas e avaliadas, para um diagnóstico e tratamento mais resolutivo. E nos casos de doenças crônicas, que o diagnóstico e tratamento sejam discutidos em equipe, valorizando outros saberes envolvidos, tendo em vista o atendimento integral das necessidades de saúde do sujeito. Enfim, é um atendimento que implica em: escuta qualificada com interesse pela história de vida do doente, respeito às suas singularidades de sujeito, trabalho em equipe, vínculo afetivo, Projeto Terapêutico singular, dentre outros dispositivos.
Valeu pela discussão Yohanna!
Bjs!
Emília
Por yohannalvesb
Ah se todos os profissionais fizessem desse jeitinho, seria maravilhoso! Mas infelizmente as consultas médicas não chegam a durar 2 minutos. Acha mesmo que 2 minutos é tempo suficiente para que um médico avalie as queixas e até o que não foi dito? Sabemos que não. Mas muitas vezes, não podemos culpar o médico. Da forma de como anda os serviços de saúde, falta de recursos humanos, estrutura, medicação, profissionais, acaba sobrecarregando os profissionais que estão ali, tendo que atender uma demanda grande. Antes ser atendido do que morrer esperando. Como anda nosso sistema Emilia, lamentável.
Beijos
Oi Yohanna,
A diretriz está posta para ser seguida. Infelizmente ainda existe uma certa resistência por parte de muitos profissionais para fazerem esta clinica expandida. Entretanto, temos que insistir e defender as mudanças por um SUS melhor, e vamos chegar lá!
Abraços!
Emília
Por yohannalvesb
Penso assim tbm, um dia ainda alcançaremos um SUS melhor, com certeza!
Abraço
Por MARCOS SILVA
Porque as diversidades de saberes e que enriquece a clínica ampliada que expressa a valorização dos profissionais e do trabalho em equipe, como forma de possibilitar a complementaridade do tratamento, atendendo todas as necessidades de saúde do sujeito, ou seja, não só as que foram o motivo da visita do usuário ao serviço.
Por yohannalvesb
É exatamente isso, Marcos! Que bom que pensa assim tbm 🙂
Abraço
Pois é pessoal,
estava lendo essa conversa e vejo que consideram uma articulação importante entre clínica ampliada e protagonismo dos sujeitos (usuário, trabalhador e gestor). Nesse contexto no qual quem chama a conversa é uma aluna de graduação do Curso de Gestão em Saúde Coletiva, e considerando o que Luciane coloca em termos de "todos fazem clínica", a pergunta que não quer calar é a respeito de qual é a clínica que é operada pelo gestor?
abraços,
Gustavo
Por setenunes
Yohanna, que importante tema voce trouxe.
Na clínica ampliada, que se traduz numa visão holística das necessidades de saúde do usuário e da atuação multiprofissional e multidisciplinar, pressupõem a humanização de todo o processo de gestão do serviço e consequente valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, bem como se apresenta a cada prestação do serviço de saúde em suas dimensões educar, promover, prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar e principalmente emponderar.
A clinica ampliada exige um modo de pensar ampliado.
Abs
Sete
#GSCUnb
Por yohannalvesb
É exatamente como penso, a humanização no processo de produção de saúde é algo primordial e que, ao meu ver, pelo meu contato com os serviços de saúde, percebo que aos poucos está sendo implantado, mesmo que seja o mínimo. É um grande passo e devemos valorizar para que mais seja feito!
Abraço!
Por Luciane Régio
Legal, Yohanna, você destacar que na clínica ampliada, todos fazem clínica. Da minha experiência profissional tive vários exemplos disso. Um deles era a monitora da oficina de pães, de um CAPS que trabalhei. Ela era a única que um usuário aceitava para intermediar em tempo de crise. O afeto e a confiança não está grudado ao saber técnico, é algo que se aprende e se conquista, incorporando-se às competências profissionais – interprofissionais, interpessoais…
Bjs,
Luciane