Maio Amarelo alerta para acidentes no trânsito
O Hospital de Urgências de Anápolis Doutor Henrique Santillo (HUAna) aderiu ao Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos da sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Evento
No HUAna, a maior parte do contingente de pacientes advém dos acidentes no trânsito, especialmente de motocicletas. Por conta dessa realidade, acontecerão diversas atividades, no dia 8 de maio, para a sensibilização tanto dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, como a comunidade.
A unidade realizará um pedágio distribuindo fitas amarelas, panfletos e orientando motoristas sobre a necessidade de se trafegar com segurança. Na oportunidade, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ministrará uma palestra para sensibilizar colaboradores e a comunidade sobre direção defensiva.
Para os pacientes, foi programado projeto Sons do Coração, que traz música para nos leitos. Nessa edição, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis, violinistas percorrerão as enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), levando música e alegria.
Números
O HUAna é caracterizado como Porta de Entrada (com regulação via Complexo Regulador Estadual): Pronto Socorro Urgência e Emergência habilitado para atendimento de média e alta complexidade. Somente nos primeiros quatro meses de 2015, a unidade admitiu 560 pacientes vítimas de acidentes envolvendo carro ou moto. No ano passado, mais de duas mil pessoas deram entrada pelo mesmo motivo.
Por LUCIANO ECCO
Gostaria de saber se esse curso é disponibilizado no RS