Todos usamos o SUS – inclusive estrelas globais
Aguardando o depoimento da família Huck sobre o atendimento no SUS.
Na nota divulgada pela Santa Casa, ressalta-se que o atendimento foi feito pelo SUS, informação omitida por alguns sites que repercutiram a notícia.
A UPA que recebeu parte dos tripulantes e o SAMU que fez o transporte também é SUS.
No Brasil, atendimento especializado de urgência quem acode rápido as pessoas é o SUS (ou após um acidente dá tempo de mostrar a carteirinha do plano de saúde e o comprovante de mensalidade quitado?)
Mas na nota da rede Globo… "A família passa bem e foi levada para exames num hospital da capital do Mato Grosso do Sul."
Existem vários problemas no SUS, mas é preciso reconhecer que há um SUS que dá certo. E, minha gente, é preciso uma leitura crítica da mídia, afinal cada um conta a mesma história segundo seu interesse.
Muito bom ter esse espaço da RHS para ler histórias do SUS que são invisíveis na imprensa, e promover debates sobre a saúde.
Então, que tal a gente acompanhar a repercussão do caso e como o SUS será descrito nos meios de comunicação?
Por Emilia Alves de Sousa
Nota da Santa Casa:
"Por volta das 10h de hoje, 24 de maio, deram entrada na Santa Casa de Campo Grande os pacientes Luciano Huck, Angélica Ksyvickis, José Flávio de Souza Zanatto, Marcíleia Eunice Garcia, Francisca Clarice Canelo Mesquita e três crianças".
"Todos eles foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e submetidos a exames de raio-x, tomografia e demais procedimentos, não tendo sido diagnosticado nada grave em nenhum dos pacientes. Todos passam bem".